one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher

Imagem: Creative Commons

Compartilhar:

Acnur alerta para crescimento da violência contra mulheres na América Central

Criado em 28/10/15 14h40 e atualizado em 28/10/15 15h25
Por Ana Cristina Campos Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Mulheres da América Central e do México estão fugindo de seus países, para escapar do aumento da violência por parte de gangues e outros grupos criminosos. A fuga pode provocar uma crise iminente de refugiados nas Américas e exige uma ação urgente e coordenada de todos os países da região, alertou hoje (28) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Em nota, o alto comissário da ONU, Antônio Guterres, afirmou em Washington, durante o lançamento do relatório Mulheres em Fuga, que a violência de grupos criminosos organizados transnacionais em El Salvador, Guatemala, Honduras e partes do México "tornou-se generalizada".

Em agosto, o Acnur entrevistou 160 mulheres de El Salvador, da Guatemala, do México e de Honduras, radicadas nos Estados Unidos, desde outubro de 2013. Segundo o órgão, 85% das mulheres entrevistadas disseram que moravam em bairros controlados por grupos armados criminosos, 64% relataram ameaças e ataques de gangues, 10% afirmaram ter sido perseguidas pela polícia e 58% informaram abuso sexual e estupro.

"As dramáticas crises de refugiados que estamos testemunhando não se limitam ao Oriente Médio ou a África. Estamos vendo outra crise se desdobrando nas Américas. O relatório é um alerta prévio para aumentar a consciência dos desafios que as mulheres refugiadas enfrentam e um apelo a uma resposta regional para uma crise que se aproxima", acrescentou Guterres.

O Acnur recomenda a todos os países das Américas Central e do Norte que reconheçam o crescente número de refugiados na região, estabeleçam uma capacidade adequada nas fronteiras para assegurar a identificação das pessoas que necessitam de proteção internacional, e avancem rapidamente em direção a uma abordagem regional coordenada para este problema.

A intenção é melhorar o acesso à proteção, garantir soluções para os refugiados e combater as causas do deslocamento forçado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário