one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comandante dos Estados Unidos admite erro em ataque a hospital no Afeganistão

Imagem: Shawn Thew/Epa/Lusa ©

Compartilhar:

Comandante dos EUA admite erro em ataque a hospital no Afeganistão

Criado em 06/10/15 20h18 e atualizado em 06/10/15 21h52
Por Gislene Nogueira -Correspondente da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O comandante das forças estrangeiras no Afeganistão, general John Campbell, prestou hoje (6) depoimento ao Congresso dos EUA sobre o bombardeio na cidade de Kunduz, no sábado (3). O general Campbell admitiu que o ataque que atingiu um hospital e deixou 22 mortos foi um erro.

“Um hospital foi atingido por engano. Nunca teríamos como alvo intencional uma instalação médica protegida", afirmou o general norte-americano.

O hospital em Kunduz, Norte do Afeganistão, era mantido há quatro anos pela organização internacional Médicos Sem Fronteira. No ataque, morreram 22 pessoas, entre médicos e pacientes, inclusive três crianças. Desde o mês passado, as forças afegãs e norte-americanas lutam contra militantes do grupo Talibã que dominam a cidade.

A instituição Médicos Sem Fronteiras culpou os Estados Unidos pelo ataque e afirmou que o hospital ficava em um lugar visível e conhecido pelas forças estrangeiras. A organização acusa as forças norte-americanas de cometer um crime de guerra.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi encarregado de apurar as circunstâncias do bombardeio. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que o presidente Barack Obama exigiu um relato completo do que ocorreu. Obama também quer saber o que foi feito para evitar que erros como esse se repitam.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário