one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Novo primeiro-ministro do Canadá toma posse em 4 de novembro

Criado em 22/10/15 21h55 e atualizado em 22/10/15 22h00
Por Gislene Nogueira - Correspondente da EBC Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A posse do novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi marcada para o dia 4 de novembro. Ex-professor e filho de um ex-primeiro-ministro, Trudeau foi eleito nas eleições desta segunda-feira (19) após campanha surpreendente em que fez promessas ousadas. Na plataforma de campanha, ele defendeu um deficit orçamentário de três anos para financiar projetos de infraestrutura. A data da posse foi publicada pelo jornal canadense Huffington Post.

Justin Trudeau, de 43 anos, que começou a campanha em terceiro lugar nas pesquisas, derrotou o então primeiro-ministro conservador, Stephen Harper.

O primeiro-ministro eleito foi professor de francês e matemática antes de começar a carreira política. Em 2008, foi eleito pela primeira vez para o parlamento. Em abril de 2013, ele assumiu o comando do Partido Liberal. Trudeau tem 43 anos e vai voltar para a residência oficial onde morou quando era criança. O pai dele, Pierre Trudeau, governou o Canadá durante 16 anos.

Na campanha, o novo primeiro-ministro fez uma lista de promessas ousadas como implementar limites de emissões de carbono, legalizar o uso de maconha e facilitar o processo de imigração para o país. Trudeau prometeu também receber 25 mil refugiados sírios. O então candidato se comprometeu ainda a retirar as tropas canadenses da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que luta contra o grupo radical Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Na economia, o Partido Liberal prometeu reverter as políticas neoliberais impostas pelo governo conservador. Justin Trudeau propõe executar um Orçamento com três anos de deficit para investir em infraestrutura e estimular a economia, que sofre com a queda do preço do petróleo.

A promessa é ter deficit abaixo de 10 bilhões de dólares canadenses, por ano fiscal, e reequilibrar o Orçamento em 2019.

 

 

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário