one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moradores de Hazara no Afeganistão

Imagem:

Compartilhar:

Reino Unido mantém missão no Afeganistão em 2016, diz ministro da Defesa

Criado em 27/10/15 17h58 e atualizado em 27/10/15 19h06
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Reino Unido vai manter, no ano que vem, os 450 militares que tem atualmente em missão de treino e aconselhamento no Afeganistão, anunciou hoje (27) o ministro da Defesa, Michael Fallon, por meio de uma declaração enviada ao Parlamento britânico. O anúncio ocorre semanas depois de os Estados Unidos terem anunciado o prolongamento da sua missão militar naquele país.

“A nossa decisão e a dos Estados Unidos reforçam o compromisso da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] de treino e assistência às forças afegãs”, afirma Fallon no texto.

“Concluímos que devemos manter o nível da atual missão militar do Reino Unido no país em 2016 para ajudar a construir um Afeganistão seguro e estável”, acrescenta o ministro.

As últimas tropas de combate britânicas saíram do Afeganistão em outubro de 2014, depois de 13 anos de presença, mas o Reino Unido decidiu manter no terreno 450 militares em missão de treino e aconselhamento das tropas afegãs.

A decisão de manter a missão no Afeganistão foi tomada depois de uma avaliação “do desempenho” das forças de segurança e defesa do país e do reconhecimento de que “vai levar algum tempo” até que essas forças evoluam para “uma força de combate pleno”.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, em meados de outubro, uma alteração no plano de retirada dos cerca de 9.800 militares norte-americanos no Afeganistão, prevista para o fim este ano, com a manutenção daquele número de militares em 2016 e a redução do contingente para 5.500 em 2017.

A intervenção militar internacional no Afeganistão teve início em 2001.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário