one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Franceses evitam sair às ruas após atentados que mataram 128 pessoas

Criado em 14/11/15 13h06 e atualizado em 20/11/15 11h55
Por Da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

A movimentação nas ruas de Paris hoje (14)  é muito menor do que a de costume, após os atentados terroristas que mataram 128 pessoas e deixaram cerca de 300 feridos na capital francesa. Pelo menos 80 pessoas estão em estado grave. A recomendação do presidente François Hollande foi seguida pela maioria da população, e as ruas estão vazias, inclusive no centro da cidade e em monumentos.

 

Paris, atentados, moradores, ruas

Poucos franceses sairam hoje às ruas de Paris EPA/Agência Lusa

O repórter da Rádio França Internacional, Helcio Ramalho, informou que andou perto da Bastilha e em outros locais da cidade, onde poucas pessoas estão nas ruas.

Ouça à entrevista

Perto da casa de show Bataclan, franceses e turistas depositam flores em homenagem aos mais de 80 mortos atingidos ali, onde peritos trabalham para identificar vítimas e recolher indícios do atentado. “Os moradores do bairro demonstram apreensão. É uma atmosfera pesada”, afirmou Ramalho.

" Diferentemente do atentado de janeiro ao Charlie Hebdo, dessa vez o ataque foi a pessoas comuns e não a alvos específicos. Por algum tempo teremos de conviver com a sensação de insegurança", acrescentou Ramalho em entrevista aos jornalistas Bianca Ramalho e Leandro Martins, da Rádio Nacional de Brasília.

"Ato de guerra"

De acordo com o presidente François Hollande, os ataques foram um “ato de guerra” e o país está em estado de emergência. Estão proibidas manifestações em lugares públicos e as escolas e monumentos ficarão fechados até nova orientação. No momento do atentado, Hollande estava no estádio nacional, acompanhando a partida de futebol entre França e Alemanha.

O presidente francês atribuiu os atentados ao Estado Islâmico, cujos representantes já reivindicaram a autoria. A França decretou luto oficial de três dias. Um dos suicidas já foi identificado como cidadão francês. Alguns especialistas dizem que os serviços de inteligência já tinham informações sobre a possibilidade de atentados terroristas e estavam monitorando franceses que retornaram recentemente de países islâmicos.

O repórter Helcio Ramalho disse acreditar que, a partir de agora, o reforço da segurança ocorrerá também em estabelecimentos privados, de modo a evitar que pessoas possam entrar com armas e coletes com explosivos, como aconteceu no Bataclan. “Já existia alguma revista de sacolas de maior volume. Agora, as casas de show e estabelecimentos privados vão reforçar a segurança”, concluiu.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário