one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Migrações: presidente do Conselho Europeu apresenta acordo com Turquia

Criado em 29/11/15 13h43 e atualizado em 29/11/15 13h51
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente do Conselho Europeu afirmou hoje (29) que foi alcançado um acordo com Ancara para conter o fluxo de migrantes para a Europa. "Depois de muitas semanas de duro trabalho e conversas difíceis chegamos a um acordo, que espero que seja hoje aceito por todas as partes", disse Donald Tusk, ao chegar à cimeira dos líderes da União Europeia com a Turquia, que acontece na Bélgica.

Tusk convocou a reunião para decidir o que é possível fazer na UE e na Turquia, em primeiro lugar, para conter a crise migratória, especificamente no que diz respeito à cooperação que tem como objetivo conter o fluxo dos refugiados para a Europa.

Ele insistiu que a cimeira tem uma dimensão mais ampla, de "revitalizar" as relações com a Turquia, incluindo o processo de adesão do país ao bloco.

Ele lembrou que a Turquia é um parceiro-chave na luta contra o terrorismo. "Os dias recentes têm demonstrado como é importante a cooperação no contexo geopolítico e estratégico", assinalou, defendendendo que "o mais importante é a nossa responsabilidade e o nosso dever de proteger as nossas fronteiras externas".

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que a Turquia acolhe 2,5 milhões de refugiados e que a UE precisa de um acordo com o país sobre como "conter o fluxo ao máximo" dessas pessoas para a Euorpa.

Para Juncker, a Turquia deve proteger ao máximo as suas fronteiras internas e a UE, por sua vez, deve "contribuir para o realojamento de sírios".

Jean-Claude Juncker espera que seja possível chegar a um acordo e lembra que já está definido, em princípio, que a Turquia receberá 3 bilhões de euros, sendo que 2,5 bilhões serão aportados pelos países membros do bloco.

Como será feita essa transferência é a principal questão em discussão e, de acordo com Juncker, o tema "não será abordado hoje, mas sim nas próximas semanas".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário