one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Daniel Dias agora soma 12 medalhas em duas edições de Jogos Paralímpicos, sendo nove em Pequim e três em Londres

Imagem:

Compartilhar:

Daniel Dias se torna maior medalhista brasileiro da história

Criado em 07/09/12 15h45 e atualizado em 08/09/12 11h43
Por Bernardo Medeiros Fonte:Portal EBC

Daniel Dias - natação Paralimpíadas
Daniel Dias se tornou o medalhista brasileiro mais premiado na história da Paralimpíada (Buda Mendes/CPB)

O maior de todos. Recordes atrás de recordes. Daniel Dias é, agora, o maior medalhista brasileiro da história dos Jogos Paralímpicos. São 14 conquistas, nove de ouro. Cinco, apenas em Londres, sua segunda participação em paralimpíadas. O feito foi atingido nesta sexta-feira (7), com mais uma quebra de recorde mundial (34s15), desta vez nos 50m borboleta S5. Na versão feminina da prova, Joana Neves conquistou o bronze. O Brasil ainda teve outas duas pratas: no goalball masculino e com Lucas Prado, no atletismo.

Ao chegar para a disputa dos Jogos, Dias tinha nove medalhas. Com o decorrer das provas (e conquistas), se aproximou, igualou e agora ultrapassou o nadador Clodoaldo Silva e a velocista Ádria Santos, que possuem 13 medalhas paralímpicas.  O nadador de 24 anos ainda disputa neste sábado os 100m livres S5 e o revezamento 4x100m medley. O Brasil segue em oitavo na classificação geral.

Logo depois da conquista de Dias, quem subiu ao pódio foi Joana Neves. Com o novo recorde das Américas (46s62), ela foi bronze e garantiu a segunda medalha feminina do Brasil na natação. Ontem, Edênia Garcia ficou na segunda posição dos 50m costas S4.

No atletismo, Daniel Silva não participou da final dos 400m T11. Quem garantiu o pódio foi Lucas Prado e o guia Laércio Alves. A prata, com 51s44, coloca a modalidade com 13 medalhas em Londres, mesmo número de conquistas da natação.

Na primeira final paralímpica do goalball masculino, o trio brasileiro foi derrotado pela Finlândia: 8 a 1. Na estreia da competição, o Brasil havia vencido os europeus por 8 a 5.

Demais finalistas
Nos 400m livres S11 da natação, Matheus Souza foi o sexto. No atletismo, Ariosvaldo Silva, o Parré, foi oitavo colocado nos 200m T53. Medalha de prata nos 1500m na segunda-feira, Odair Santos sentiu uma contusão na coxa e não disputou os 5000m T11. Nas primeiras provas do dia, Alice de Oliveira Correa foi décima no salto em distância F11/12 e Marco Aurélio Borges sexto no lançamento de disco F44.

Veja entrevista exclusiva com o atleta brasileiro

Confira o quadro de medalhas da Paralimpíada de Londres

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário