one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cena da Cúpula dos Povos

Imagem:

Compartilhar:

+20 Ideias para Girar o Mundo - parte 2

Criado em 05/09/12 12h37 e atualizado em 05/09/12 16h19

Cena da Cúpula dos Povos
Crianças participaram da Cúpula dos Povos, realizada durante a Rio+20 (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr )

A sustentabilidade não é simplesmente a preservação do meio ambiente. É um processo complexo, que deve ser pensado e se tornar parte do dia a dia das pessoas, bem como projeto fixo nos planos do governo. Deve estar na educação das crianças e ser tema recorrente na informação pública. Os participantes da +20 Ideias para Girar o Mundo falam um pouco de todo esse contexto.

O projeto +20 Ideias para Girar o Mundo é uma iniciativa da Unesco no Brasil, que foi produzida durante a conferência Rio+20 para ajudar no debate sobre sustentabilidade. Aqui no portal, você poderá ver as mini-conferências, gravadas em vídeo, cada uma com a duração de até 7 minutos. Nelas os participantes expressam suas opiniões livremente, com abordagens pessoais sobre o desenvolvimento sustentável e as prioridades para o Brasil e o mundo.

Tião Santos: Sustentabilidade deve atender pilares econômico, social e ambiental
Membro da Comissão Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Tião Santos afirma que sustentabilidade tem que atender três pilares muito importantes: o econômico, a questão social e a questão ambiental.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



"Temos que deixar a criança florescer nas suas potencialidades", defende Sergio Mascarenhas
Sergio Mascarenhas é químico e físico, coordenador de Projetos do Instituto de Estudos Avançados da USP. Ele fala que a educação é o pilar fundamental da sustentabilidade. Segundo ele, é necessário pensar na criança da qual emerge o homem.

Creative Commons - CC BY 3.0 -




Tadao Takahashi: Informação pública faz cidadão participar mais de políticas públicas
O engenheiro da computação e linguista Tadao Takahashi explica que o desafio da informação começa pela informação pública. Segundo ele, a informação tem duas metades: direito do cidadão de ter acesso a ela e a obrigação do poder público provê-la.

Creative Commons - CC BY 3.0 -




"O direito social é uma mentira", sustenta Tia Dag
Tia Dag é Pedagoga, fundadora e presidente da Casa do Zezinho, ONG que atende crianças e adolescentes de baixa renda. Ela fala que o Brasil faz uma educação de gaveta e que não acredita em sustentabilidade.

Creative Commons - CC BY 3.0 -




"Há um impulso para consumir feito pela indústria da publicidade", diz Roberto DaMatta
Roberto DaMatta, antropólogo e escritor, é professor de Antropologia Social. Segundo ele, existe um sistema econômico que se funda em um desequilíbrio constante no que se tem e no que se gostaria de ter; o que leva ao consumo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário