one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


água

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os diferentes métodos de tratamento da água

Criado em 22/03/13 13h08 e atualizado em 22/03/13 19h27
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

água
As possibilidades para tratamento da água dependem de cada necessidade (Agência Brasil)

Brasília - Atualmente, são várias as possibilidades de tratamento de águas de abastecimento e residuárias. O tratamento físico-químico é usado para a água de consumo humano e o biológico para o tratamento de esgotos. São métodos convencionais utilizados pela maioria dos municípios brasileiros. O professor de pós-graduação em Técnica Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília (UnB), Marco Antônio Almeida Souza, destaca que existem tratamentos alternativos que são utilizados em necessidades específicas. “Para cada necessidade, há um tratamento. O processo de oxidação avançada (POA), por exemplo, consegue destruir moléculas dificilmente elimináveis de micro poluentes”, esclarece.

O processo é realizado no tratamento de água para abastecimento público. Outras alternativas também são citadas pelo professor para este fim. O tratamento eletrolítico, que usa a eletricidade para separar elementos químicos da água, é uma forma mais barata, porém constantemente discutida pelo enorme gasto de energia. “Este é um recurso [a energia] que também precisa ser poupado”, explica o professor.

LEIA MAIS:
- Cidades da Baixada Fluminense estão entre as maiores sem tratamento de esgoto
- Mais da metade da população mundial ainda não têm água de qualidade
- Empresas de água perdem até 35,7% do faturamento com vazamentos

Outra possibilidade apontada pelo professor é o processo eletroquímico – que transforma sal em cloro – e a  filtração lenta. Esta última é uma estação de tratamento de água completa, segundo o especialista. “O método é mais barato e atua como desinfetante. Porém, não pode ser usado sempre. O recurso só deve ser explorado em pequenas cidades, que utilizem água de pequenas bacias hidrográficas e que não possua efluentes industriais”.

Outra preocupação constante no debate sobre a utilização dos recursos hídricos é a escassez de água doce no planeta. Uma saída apontada pelo professor para essa situação é a osmose reversa. O processo transforma água salgada em doce. Por meio do método, a redução do cloreto de sódio é tão grande, que a água pode ser utilizada até para o consumo humano.

No campo dos tratamentos de esgoto, onde o principal poluente é a matéria orgânica, existem, entre outros, a biofloculação e a esterilização por radiação ultravioleta (UV). A água tratada por este último método é ambientalmente amigável e de descarte para rios, áreas da costa e corpos de água. “A sociedade está se industrializando demais, o que acaba gerando contaminantes novos na natureza e na água”. Para Marco Antônio, este é o principal motivo pelo qual diversas possibilidades de tratamento da água estão sendo desenvolvidas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário