one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Povos da Amazônia protestam contra aprovação do PL da Biodiversidade

Criado em 28/02/15 16h03 e atualizado em 28/02/15 16h19
Por Maíra Heinen Fonte:Radioagência Nacional

Indígenas, agricultores familiares e representantes de comunidades tradicionais se reuniram nesta sexta-feira (27) com o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, para manifestar posicionamento contrário ao Projeto de Lei 7735 de 2014. O PL pretende regulamentar o acesso e a exploração econômica da biodiversidade brasileira e dos conhecimentos tradicionais associados e já foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Clique no player abaixo e confira a reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Povos da Amazônia protestam contra aprovação do PL da Biodiversidade

As populações tradicionais afirmam que o processo de elaboração e aprovação do projeto no congresso valorizou apenas interesses empresariais. Segundo eles, a tramitação foi feita de forma antidemocrática, violando a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que prevê consulta aos povos afetados.

O grupo entregou uma carta aos representantes do Ministério do Meio Ambiente e aos jornalistas em que afirma o repúdio ao projeto de Lei e apresenta, entre outras razões: falta de consentimento prévio das comunidades tradicionais para o acesso aos conhecimentos tradicionais, falta de fiscalização do acesso de empresas nacionais e internacionais a patrimônios genéticos e conhecimentos tradicionais.

A falta de repartição dos benefícios resultantes de pesquisa e exploração desses patrimônios também foi muito questionada. Marciano da Silva, representante da Via Campesina e do Movimento dos Pequenos Agricultores, deu o exemplo do uso das sementes crioulas, que são aquelas melhoradas e conservadas pelas famílias agricultoras, adaptadas às suas condições de solo e clima, sem utilização de agrotóxicos.

O Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, ressaltou que apesar de haver pontos onde é possível fazer ajustes, o projeto de lei é bom.

O PL foi apresentado na Câmara em regime de urgência e neste momento está no Senado onde deve ser analisado no plenário da casa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário