one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcello Casal Jr./ ABr

Compartilhar:

Dia do Cerrado: como o ambiente do centro do país inspira músicos da região

Criado em 03/09/15 15h19 e atualizado em 10/09/15 16h30
Por Morillo Carvalho e Produção Web Fonte:Rádios EBC

Dia 11 de setembro é o Dia do Cerrado e a data é celebrada pelas Rádios EBC com muita música. Para tanto, as rádios Nacional de Brasília (980 AM) e Nacional FM Brasília (96,1) veiculam a série "Cultura é Você" nos intervalos e ao longo de toda a programação até domingo (13).

Segundo maior bioma do país, ocupando mais de dois milhões de quilômetros e presente em 11 estados e no Distrito Federal, o Cerrado inspira os artistas nativos da região. Na série especial, músicos de Brasília como Prata da banda Maskavo, Fê Lemos do Capital Inicial, Kiko Peres do Natiruts, Pablo Ravi do Pé do Cerrado, e Sérgio Duboc da banda Liga Tripa falam do Cerrado e das diferentes formas representadas pelo bioma ao se transformar em música.

Do forró de Carol Carneiro à moderníssima Móveis Coloniais de Acaju; dos ritmos africanos de Jenipapo ao reggae quase praiano da Surf Sessions, os artistas que passam pelo programa explicam em vídeos como a vegetação do Cerrado -- semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas -- influenciam a criação de suas músicas.

Para retratar mais de perto esse bioma, as Rádios EBC compilaram uma série de imagens que exploram as belezas do Cerrado em Brasília. As fotos foram produzidas pela Agência Brasil e retratam os mais diversos temas: da seca, que costuma castigar os moradores do Planalto Central com a baixa umidade do ar; à floração dos ipês -- que ocorre sempre entre maio e setembro, primeiro com os roxos, depois com os amarelos e por último os brancos.

Acompanhe o especial do Dia do Cerrado com a série Cultura é Você na Nacional de Brasília (980 AM) e Nacional FM Brasília (96,1). Ouça também todos os programas que compõem a série especial aqui:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário