one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Casa Fora do Eixo Minas/ Flickr

Compartilhar:

Brasil quer aumentar em 22% reciclagem de embalagens

Criado em 26/11/15 09h43 e atualizado em 26/11/15 10h11
Por Gilberto Costa Fonte:Radioagência Nacional

Nos próximos dois anos, o Brasil deverá aumentar em 22% o volume de embalagens recicladas. A meta foi estabelecida entre o Ministério do Meio Ambiente, 20 associações empresariais e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

O acordo entre governo, empresários e trabalhadores foi assinado nesta quarta-feira (25), cinco anos após a criação da lei que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, o acordo vai viabilizar a formalização da atividade dos catadores.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Brasil quer aumentar em 22% reciclagem de embalagens

Menos de uma cidade a cada cinco municípios no Brasil têm experiências com reciclagem de resíduos sólidos. De acordo com o Movimento Nacional de Catadores, apenas 25 municípios e uma capital (Natal, no Rio Grande do Norte) estão implementando a reciclagem como prevê a lei. Na maior cidade do país, São Paulo, menos de 10% dos resíduos são reciclados corretamente.

Para Severino Lima Júnior, da Articulação Nacional do Movimento dos Catadores, o acordo assinado vai estimular as prefeituras a dar o tratamento adequado aos resíduos e contratar as cooperativas especializadas.

A expectativa é de que o acordo para a reciclagem de embalagens, além das consequências para meio ambiente, vai gerar riqueza. Segundo dado do Ipea, a reciclagem no Brasil tem potencial de movimentar R$ 8 bilhões por ano, mas menos de 40% desses recursos atualmente são gerados.

Para Vitor Bicca, do Compromisso Empresarial para Reciclagem, o acordo também terá efeito sobre o cotidiano dos brasileiros, que deverão fazer o descarte correto. O Brasil já é o maior reciclador de latas de alumínio no mundo. Outros setores como os fabricantes de pneus, lâmpadas, agrotóxicos, óleos minerais também assinaram acordo.

O governo federal e setores empresariais preparam-se para estabelecer a correta destinação de produtos eletroeletrônicos e de medicamentos descartados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário