one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chávez afirma que entrada da Venezuela no Mercosul mostra mudanças no continente

Imagem:

Compartilhar:

Chávez afirma que entrada da Venezuela no Mercosul mostra mudanças no continente

Criado em 31/07/12 17h16 e atualizado em 31/07/12 18h11
Por Renata Giraldi e Yara Aquino Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Chávez afirma que entrada da Venezuela no Mercosul mostra mudanças no continente
Chávez pareceu disposto, após tratamento para a cura de um câncer. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (31) que o ingresso do seu país no Mercosul registra um momento histórico que se compara às eleições dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil, em 2002; Néstor Kirchner, na Argentina, em 2003; e José Pepe Mujica, no Uruguai, em 2009. Chávez destacou que a Venezuela passa a integrar o bloco como parte das mudanças históricas na América do Sul.

“A Venezuela chega ao Mercosul completa e com o desejo de nos integrar totalmente [ao Mercosul]”, ressaltou Chávez, em um discurso de pouco mais de 20 minutos. “Continuamos andando na história, preservamos a independência, e o Mercosul é o motor [desse processo]”, acrescentou. O presidente venezuelano fez um discurso empolgado e pareceu bem disposto, depois de longo tratamento para a cura de um câncer na virilha.

Citando a Bíblia, Chávez optou por não criticar os que atrasaram o processo de incorporação da Venezuela, arrastando as negociações por seis anos. “Como disse Dilma [Rousseff], há tempos que a Venezuela deveria ter entrado no Mercosul. Mas, como diz a Bíblia, tudo que está abaixo do Sol tem a sua hora. A entrada coincide com um novo ciclo que será iniciado em breve na Venezuela. Para o nosso projeto de desenvolvimento, nada é mais oportuno”, disse ele.

O presidente venezuelano lembrou que o processo de incorporação da Venezuela no Mercosul envolveu críticas e insinuações sobre a ausência de democracia no país. Chávez disse que a democracia na Venezuela está consolidada e que as eleições de outubro no seu país – quando os venezuelanos votarão para presidente - vão confirmar a vocação democrática da região.

“O interesse venezuelano também é o interesse nacional brasileiro, argentino, uruguaio e paraguaio, e da nossa América. A Venezuela, apesar de ser apontada como uma neoditadura ou regime autocrático, tem um processo democrático que amadureceu muito”, disse Chávez, que discursou segurando a Constituição da Venezuela.

Em seguida, o presidente, que tenta a reeleição, acrescentou: “Estamos na construção desse projeto constitucional. É de interesse nacional. Nos planos de desenvolvimento, estamos concluindo os objetivos históricos e estratégicos. O nosso objetivo é transformar o poder econômico [que domina atualmente o mundo]”.

Chávez reiterou que o ingresso da Venezuela no Mercosul poderá incrementar o desenvolvimento agrícola do seu país e cooperar com a produção e comercialização de pedras preciosas, materiais estratégicos e estimular o turismo. “O nosso potencial turístico é gigantesco. É uma oportunidade histórica no nosso horizonte”, disse ele,.

O presidente agradeceu os esforços das autoridades brasileiras citando texto de uma carta histórica de Simón Bolívar, o Libertador das Américas, escrita no século 19 para um embaixador. Na correspondência, Bolívar ressaltava que o Brasil é uma garantia para os avanços da região.

Edição: Davi Oliveira

SAIBA MAIS

Países do Mercosul descartam sanções econômicas ao Paraguai

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário