one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto do Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

MP dos Portos: Ministro diz que não há plano B

Criado em 13/05/13 16h50 e atualizado em 13/05/13 17h28
Por Sabrina Craide Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

César Borges
O ministro dos Transportes, César Borges, fez apelo ao Congresso Nacional para que aprove a Medida Provisória 595, a chamada MP dos Portos. (Antonio Cruz/ABr)

Brasília - O ministro dos Transportes, César Borges, fez hoje (18) um apelo ao Congresso Nacional para que aprove a Medida Provisória 595, a chamada MP dos Portos, que perde a validade na quinta-feira (16). Está marcada para hoje uma sessão extraordinária na Câmara dos Deputados para avaliar a matéria.

Borges chamou jornalistas ao seu gabinete para falar sobre o assunto e disse que o governo não tem um plano B determinado para o setor neste momento e aposta na aprovação da MP no Congresso. O ministro não quis comentar a possibilidade de a matéria ser encaminhada novamente ao Congresso na forma de decreto ou projeto de lei.

“A determinação da presidenta Dilma é dotar o país de uma infraestrutura logística competitiva com bases internacionais de modernidade e fará de tudo para que esse objetivo seja alcançado, principalmente nos portos. Agora, o que fará caso caduque, não há como antecipar essas medidas. Primeiro vamos trabalhar com a possibilidade efetiva de gravação. Se não for, todos vão se debruçar para ver o que fazer”.

Segundo o ministro, o governo quer que os parlamentares aprovem o texto do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) como foi aprovado na Comissão Mista que avaliou a MP. “Não podemos pôr interesses setoriais em cima dos interesses nacionais”, se referindo aos interesses dos que hoje detêm a concessão dos portos públicos.

Borges destacou a importância dos portos para o escoamento da produção nacional. “Estamos em um contexto de transportes em que o porto é fundamental. Não adianta ter um volume de mercadorias, um escoamento por meio de rodovias e ferrovias e ter um entrave nos portos”. 

O ministro lembrou que o texto da MP foi debatido com representantes de diversos setores da sociedade e com o Congresso Nacional, por isso ele aposta na aprovação da matéria. “Quero crer que aprove, porque não há assuntos fundamentais, não há questões de mérito em discussão”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário