one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Política externa é do governo e independe do chanceler, diz Figueiredo

Criado em 28/08/13 19h15 e atualizado em 28/08/13 19h16
Edição:Fábio Massalli

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A política externa brasileira será mantida, sem alterações, avisou hoje (28) o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, que substitui Antonio Patriota. Figueiredo disse que a definição das principais linhas de atuação do Brasil no cenário internacional é da presidenta Dilma Rousseff, independente do chanceler que estiver no comando do Ministério das Relações Exteriores.

“A política externa é do governo Dilma Rousseff e não mudará independentemente de quem for o chanceler”, disse Figueiredo, que assumiu hoje a nova função e conversou por cerca de uma hora e meia com a presidenta no Palácio da Alvorada.

Figueiredo confirmou que vai participar da Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no próximo dia 30, no Suriname. Ele confirmou que vai ter uma reunião com o chanceler boliviano, David Choqueuanca. A expectativa é que conversem sobre a crise deflagrada a partir da retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina da Embaixada do Brasil na Bolívia, sem salvo-conduto das autoridades bolivianas.
 
Paralelamente, Figueiredo reiterou que a questão envolvendo o Paraguai, que ficou suspenso por quase 14 meses do Mercosul e da Unasul, está solucionada. A expectativa é que durante a cúpula haja uma homenagem de boas-vindas ao novo presidente paraguaio, Horacio Cartes, que assumiu o governo no último dia 15.

O Paraguai foi suspenso dos blocos regionais porque os líderes sul-americanos concluíram que o processo de destituição do poder do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012, transgrediu a ordem democrática. As autoridades paraguaias negaram irregularidades. O Paraguai foi reintegrado ao Mercosul e à Unasul durante a posse de Cartes há 13 dias. 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário