one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Henrique Eduardo Alves

Imagem: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

Comissão da Câmara vai investigar denúncia de maus-tratos a cães em instituto

Criado em 22/10/13 19h13 e atualizado em 22/10/13 19h39
Por Mariana Jungmann Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Uma comissão externa de deputados federias será criada para investigar maus-tratos a animais, anunciou hoje (22) o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O grupo foi motivado devido o caso do laboratório do Instituto Royal, em São Roque, no interior de São Paulo.

Confira mais reportagens sobre o caso do Instituto Royal

Na madrugada de sexta-feira (18), ativistas invadiram o instituto e retiraram 178 cães da raça beagle, que eram usados em testes científicos. Os ativistas alegam que os animais foram vítimas de maus-tratos. A assessoria de imprensa do instituto nega a denúncia.

A comissão será coordenada pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e o relator será o deputado Ricardo Tripoli (PSD-SP). O relator está como fiel depositário dos cães (indivíduo a quem é confiada a guarda de um bem durante um processo) que forem resgatados, enquanto a polícia investiga a ação dos ativistas e as responsabilidades do laboratório.

O deputado Protógenes esteve no local, onde ficavam os beagles, e classificou o ambiente como um “campo de concentração”. “O ambiente que eu vi lá é um ambiente de tortura. Desculpem, mas aquilo parecia um campo de concentração nazista”, disse o coordenador da comissão.

Um cronograma de trabalho da comissão ainda será elaborado. No entanto, já está previsto que o coordenador receberá, na próxima sexta-feira (25), o inquérito civil feito pelo Ministério Público em São Paulo sobre o laboratório. Os demais membros da comissão também pretendem visitar as instalações.

A Polícia Civil em São Roque abriu dois inquéritos para investigar a atuação dos ativistas e do Instituto Royal. Um dos inquéritos vai investigar a denúncia de maus-tratos praticados pelo instituto contra os animais. O segundo inquérito a ocorrência de furto qualificado e danos ao patrimônio praticados pelos manifestantes durante a invasão ao local.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário