one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Agricultura

Imagem:

Compartilhar:

Senado aprova projeto que cria Programa Fronteira Agrícola Norte

Criado em 09/10/13 20h07 e atualizado em 09/10/13 20h24
Por Mariana Jungmann Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Senado aprovou hoje (9) projeto de lei que cria o Programa Fronteira Agrícola Norte, que será implementado na área formada pelos municípios do Amapá, do Pará, de Roraima, do Amazonas, de Rondônia e do Acre, cujas sedes estejam localizadas na faixa de até 450 quilômetros de largura ao longo da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, o Suriname, a República da Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru e a Bolívia.

Os recursos do programa serão aplicados, prioritariamente, em ações voltadas para a instalação de microempresas rurais; o desenvolvimento sustentável de infraestrutura dos assentamentos rurais; obras de infraestrutura nos setores dos transportes e de recursos energéticos; a defesa sanitária vegetal e animal; a  proteção do meio ambiente e o gerenciamento de recursos hídricos e a criação e a expansão de núcleos de pesquisa científica e tecnológica. 

Pretende-se estimular a agricultura familiar e a fixação dos produtores na região, evitando o êxodo rural, estabelecer modelos de desenvolvimento sustentável que sejam consonantes com as características naturais da região e direcionar a aplicação dos recursos públicos e privados para a criação de pólos de desenvolvimento local.

O programa será gerido pelos ministérios ligados à área, como o de Desenvolvimento Agrário, o de Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os estados e os municípios deverão estabelecer suas secretarias responsáveis por atuar em conjunto com os órgãos federais. Os recursos para os projetos do programa serão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).  A matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário