one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


João Goulart

Imagem:

Compartilhar:

Congresso vota anulação da sessão que afastou Jango da Presidência

Criado em 17/11/13 18h04 e atualizado em 17/11/13 18h50
Por Fernanda Duarte Fonte:Portal EBC

Na próxima terça-feira (19), o Congresso Nacional se reúne para analisar o projeto de resolução que anula a sessão do Congresso Nacional que, em 1º de abril de 1964 declarou vaga a Presidência da República. O presidente João Goulart havia deixado Brasília e viajado para o Rio Grande do Sul, e a decisão do Congresso abriu caminho para o estabelecimento do regime militar. 

De acordo com o autor do projeto, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o presidente João Goulart estava em território nacional e em local conhecido na madrugada de 1º para 2 de abril de 1964, motivo pelo qual a Presidência não poderia ter sido declarada vaga. 

Veja também no Portal EBC:

Corpo de João Goulart é recebido com honras de Chefe de Estado em Brasília

Exumação do corpo de João Goulart pode por fim ao mistério de sua morte

O objetivo, segundo o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), um dos signatários do projeto, é retirar o  "ar de legalidade" do golpe de 1964. O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu apoio para dar celeridade à votação do projeto, após o apelo feito pelos parlamentares.

Os restos mortais de Jango, exumados na quarta-feira (13), chegaram na manhã desta quinta-feira a Brasília com honras de Estado. Eles passarão por exames no Instituto de Criminalística. Os testes foram solicitados pela família à Comissão da Verdade após declarações de um ex-agente da repressão da ditadura uruguaia, segundo o qual Jango teria sido envenenado.

* Com informações da Agência Câmara Notícias

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário