one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro

Imagem:

Compartilhar:

Câmara vai decidir amanhã sobre pagamento de supersalários, diz Alves

Criado em 18/02/14 21h39 e atualizado em 18/02/14 21h52
Por Luciano Nascimento Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai decidir amanhã (19) sobre o pagamento de salários de servidores da Câmara dos Deputados, que ganham acima do teto. Hoje (18), o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por meio de liminar, suspender o corte de pagamento de salário dos servidores da Câmara e do Senado, que ganham acima do teto constitucional de R$ 29.462,25. A decisão vale até posicionamento do plenário do Supremo.

Leia mais notícias

"Eu vou compartilhar a decisão com a Mesa [Diretora]. Como é decisão judicial, terá que ser cumprida", disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Nos meses de agosto e setembro, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Câmara e ao Senado o corte da parcela excedente dos servidores que ganham acima de R$ 29.462,25, equivalente aos vencimentos dos ministros do STF. Depois da decisão, em outubro as duas Casas iniciaram o corte dos salários.

De acordo com Alves, a reunião vai servir para ajustar os procedimentos, inclusive definir se haverá pagamento retroativo dos salários pagos aos cerca de 1.600 servidores da Câmara e do Senado.

O presidente da Câmara fez um apelo para que o Supremo julgue o mérito da matéria o mais rápido possível. "É liminar, é decisão judicial, e nosso dever é cumpri-la. Mas, enquanto isso, eu falo também para o ministro Marco Aurélio que a nossa preocupação é que fique a liminar perdurando e o mérito indefinido", argumentou.

A decisão do ministro atendeu pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) para estender a todos os servidores uma decisão tomada pelo ministro, no dia 7 de janeiro, que liberou o pagamento para um servidor.

Nas duas decisões, o ministro Marco Aurélio entendeu que a Câmara dos Deputados deveria ter intimado o analista legislativo, para que ele pudesse apresentar defesa no processo administrativo instaurado para cumprir a decisão do TCU, que determinou o corte dos salários.

"Eu quero que se compatibilize primeiro com a decisão [sobre o pagamento dos salários]  do Senado e com o compromisso do Poder Judiciário de votar o mérito rapidamente", reiterou Alves. Ele disse que antes da reunião, vai ligar para o ministro Marco Aurélio, para pedir agilidade no julgamento da matéria.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário