one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado (Congresso Nacional) para apreciação e votação dos vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos de lei e medidas provisórias (19/11/2013)

Imagem:

Compartilhar:

Acordo no Senado permitirá apresentação de novo projeto de criação de municípios

Criado em 18/03/14 18h14 e atualizado em 18/03/14 18h22
Por Mariana Jungmann Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Um acordo entre o governo e a base no Senado vai resultar em mais um adiamento da sessão de votação dos vetos presidenciais. Um dos vetos é o que extraiu trechos do projeto de lei da criação de novos municípios, que já deveria ter sido analisado em fevereiro. Segundo o líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o projeto que vinha sendo negociado para ocupar as lacunas legislativas deixadas por esse veto será apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que foi o autor da proposição original.

Leia mais notícias no Portal EBC

Braga informou que o projeto de Cavalcanti prevê regras que favoreçam a criação de novos municípios nas áreas menos populosas e menos desenvolvidas do país, que são o Norte e o Centro-Oeste. “O governo construiu ao longo desses meses uma proposta de texto que pudesse solucionar a questão do Norte e do Nordeste e, ao mesmo tempo, não fosse um gatilho de pressão para o aumento dos gastos públicos. Isso aconteceu. Agora os senadores Mozarildo e [Valdir] Raupp estão comandando um grande e largo entendimento para que possamos, de uma vez por todas, solucionar essa questão sem a pressão de aumento exagerado de municípios no país”, explicou.

De acordo com Braga, Mozarildo pretende ouvir a consultoria legislativa sobre o assunto e pediu que os vetos sobre o atual projeto não sejam analisados antes que ele apresente o novo texto no Senado. Por isso, os líderes partidários na Casa apresentarão uma declaração de obstrução ao presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciando que a sessão não terá quórum. O apoio para a obstrução foi declarado pela maioria dos líderes partidários presentes no Senado nesta tarde, inclusive pelo líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP).

O próprio presidente Renan pediu que a declaração fosse entregue por escrito para que ele possa adiar a sessão para o próximo mês. Prevista em resolução, a análise de vetos presidenciais pelo Congresso Nacional ocorre sempre na terceira terça-feira de cada mês. Diante do acordo para a derrubada dessa sessão, todos os vetos a 12 propostas que deveriam ser votadas hoje devem ser analisados somente em 15 de abril.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário