one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra do STF Rosa Weber

Imagem:

Compartilhar:

Ministra do Supremo vai decidir hoje sobre CPI da Petrobras

Criado em 23/04/14 15h17 e atualizado em 23/04/14 15h28
Por André Richter Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

A Ministra Rosa Weber façla no STF com o ministro Toffoli ao lado
Ministra Rosa Weber (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que vai decidir hoje (23) sobre os pedidos da oposição e de governistas sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A decisão deve ser divulgada no final da tarde, após a sessão do Supremo.

Leia também no Portal EBC: 

Gabrielli será convidado por três comissões para falar sobre Pasadena

Graça Foster marca para o dia 30 ida à Câmara para falar sobre Pasadena

A ministra é relatora de dois mandados de segurança. No primeiro, parlamentares da oposição querem garantir a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente denúncias envolvendo a Petrobras. Os parlamentares defendem que a comissão não pode investigar vários temas diferentes ao mesmo tempo.

Governistas também entraram  com mandado de segurança, pedindo que a Corte defina o que é “fato determinado” para criação de CPI. O mandado foi protocolado pela senadora Ana Rita (PT-ES), que quer uma definição do STF sobre o tema, para que não pairem dúvidas sobre a matéria. De acordo com a senadora, o mandado tem por objetivo esclarecer uma questão de ordem da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre o pedido de criação de CPI feito pela oposição, com quatro “fatos determinados”. A solicitação de Gleisi foi indeferida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O impasse sobre a criação da comissão está em torno de dois requerimentos para criação de CPIs, apresentados ao Senado. O primeiro, pelos partidos de oposição, que pedem a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras como a compra da Refinaria de Pasadena (EUA); o segundo, apresentado por partidos da base governista, mais abrangente, que propõe investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.

Editor: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário