one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Graça Foster fala à Comissão de Assuntos Econômicos

Imagem:

Compartilhar:

Graça Foster fala à CPI da Petrobras

Criado em 27/05/14 08h34 e atualizado em 27/05/14 11h45
Por Agência Senado

Ao abrir seu depoimento à CPI do Senado que investiga denúncias de irregularidades na Petrobras, a presidente da companhia, Graça Foster, disse que as duas cláusulas omitidas no documento que serviu de base para que o Conselho Administrativo autorizasse a compra da refinaria de Pasadena (EUA) eram "extremamente importantes". Confira ao vivo:

 

O responsável pelo documento foi Nestor Cerveró, ex-diretor da área de negócios internacionais da petrolífera. Na semana passada, ele disse à CPI que as cláusulas naquele momento não fariam diferença e o negócio seria fechado do mesmo jeito.

O resumo executivo analisado pelo Conselho não continha as cláusulas Marlim e put option. A primeira assegurava à Astra Oil, que era sócia da Petrobras no negócio, uma rentabilidade mínima de 6,9% ao ano. Já a opção de venda, ou put option, obrigava a Petrobras a comprar a participação da Astra em caso de conflito entre os sócios.

Leia mais notícias sobre a CPI da Petrobras no Portal EBC

A exemplo de Cerveró, Graça Foster afirmou que, em 2006, o planejamento estratégico da Petrobras apontava para a necessidade de expansão do parque de refino no mercado norte-americano. E Pasadena, no Texas, fica numa localização estratégica.

Como ocorreu nos depoimentos anteriores prestados à CPI, a reunião está sendo feita sem a presença de senadores da oposição. Eles defendem que a apuração seja feita por uma comissão mista, isto é, com a participação de deputados federais e senadores, de maneira a reduzir a influência do governo (que é mais forte no Senado do que na Câmara) no rumo das investigações.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário