one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Imagem:

Compartilhar:

Mercadante estuda recorrer de multa aplicada pela Justiça Eleitoral

Criado em 01/08/14 15h29 e atualizado em 07/08/14 09h57
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Após ter sido multado pelo Tribunal Superior Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada, o chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro Aloizio Mercadante, informou hoje (1º) que vai estudar, com ajuda da Advocacia-Geral da União (AGU), se recorrerá da decisão.

“O ministro Mercadante respeita a Justiça Eleitoral, mas mantém a interpretação apresentada em sua defesa", informou, em nota, a assessoria da Casa Civil. De acordo com a nota, o ministro e a AGU vão avaliar as medidas legais cabíveis.

Nesta sexta-feira, o TSE aplicou multa de R$ 7,5 mil a Mercadante por considerar que ele desrespeitou a legislação eleitoral ao convocar, no dia 15 de junho, entrevista coletiva no Palácio do Planalto, para rebater críticas do PSDB ao governo da presidenta Dilma Rousseff e feito comparações com as administrações anteriores dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Pela legislação eleitoral, a realização qualquer tipo de propaganda só poderia ser feita a partir do dia 6 de julho.

A ação foi movida pelo PSDB e foi considerada parcialmente procedente pelo tribunal, isso porque os tucanos também queriam que Mercadante fosse julgado por conduta vedada.

No dia anterior, ocorreu a convenção nacional do PSDB, quando foi oficializada a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. Na ocasião, os integrantes do partido fizeram críticas ao governo da presidenta.

Segundo a nota, o TSE reconheceu que não houve conduta vedada, "mas interpretou como propaganda eleitoral antecipada" a defesa que o chefe da Casa Civil fez do governo ante os ataques do PSDB.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário