one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Senado aprova possibilidade de urgência na análise de acordos internacionais

Criado em 05/08/14 21h02 e atualizado em 05/08/14 21h13
Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (5), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2011, que prevê a possibilidade de acordos internacionais, firmados pelo Brasil, tramitarem em regime de urgência no Congresso Nacional.

Todos os acordos que o governo brasileiro firma na comunidade internacional precisam passar pelo crivo da Câmara e do Senado. Ocorre, porém, que a mensagem presidencial sobre essas matérias chega ao Congresso e tem tramitação normal, e muitas vezes o acordo leva anos para ser aprovado, levando a cobranças internacionais para que as regras acordadas entrem em vigor no Brasil.

Leia mais notícias de Política no Portal EBC

A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados. Com a possibilidade do regime de urgência, a mensagem de acordos internacionais poderá trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando após 45 dias de sua chegada. Sendo assim, a previsão é de que a matéria em regime de urgência seja aprovada no prazo máximo de 100 dias, sendo 45 para cada Casa do Congresso e mais dez, em caso de alteração pelo Senado, para revisão da Câmara.

Inicialmente, a PEC previa competência privativa ao Senado para apreciar os acordos, excluindo a Câmara do processo de análise. Mas, substitutivo aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) modificou o texto, estabelecendo apenas a possibilidade da urgência constitucional.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário