one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA) está sendo investigado por envolvimento com o doleiro Alberto Yousseff - preso na operação Lava Jato da Polícia Federal

Imagem:

Compartilhar:

Sigilo bancário limita depoimento de gerente da Caixa sobre deputado

Criado em 20/08/14 14h02 e atualizado em 20/08/14 14h23
Por Carolina Gonçalves Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Convidado pela defesa do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), que está sendo investigado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o gerente da agência da Caixa Econômica no Anexo 4 da Casa, Douglas Alberto Bento, alegou hoje (20) que o sigilo bancário o impedia de dar qualquer esclarecimento sobre as contas do parlamentar ou de seu chefe de gabinete, Vanilton Bezerra.

Leia mais notícias

O deputado é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, de combate à lavagem de dinheiro.

“Não tenha nada a acrescentar. Não tenho nada que possa declarar aqui”, antecipou Bento nos primeiro minutos da reunião. “Não posso dar qualquer esclarecimentos sobre a conta de qualquer cliente. Trata-se de sigilo bancário”, afirmou o gerente ante a insistência de parlamentares e do advogado de defesa de Argôlo.

Gerente da agência há dois anos, Bento confirmou que é o responsável pela conta de Argôlo e Bezerra desde que assumiu o cargo e afirmou que não tem relação pessoal com o parlamentar ou com seu assessor. Douglas Bento reiterou, por mais de uma vez, que conhece Argôlo apenas como cliente e explicou que só poderia dar o tipo de detalhamento pedido pelo Conselho de Ética por decisão judicial.

O convite feito pela defesa para que o gerente da Caixa depusesse no conselho foi criticado pelos parlamentares, que o consideraram uma “estratégia protelatória” do processo. “Não tinha condições de ser chamado como testemunha porque nenhum funcionário de banco pode quebrar o sigilo de ninguém”, afirmou Izalci (PSDB-DF). 

O depoimento ocorreu enquanto o colegiado esperava quórum de 11 parlamentares para votar o parecer elaborado pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) pela admissibilidade do processo de cassação do mandato do deputado André Vargas (ex-PT-PR).

Há denúncias de que Vargas intermediou negociações de um contrato entre um laboratório e o Ministério da Saúde para fornecimento de remédios. A empresa, chamada Labogen, seria um laboratório de fachada de Youssef.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário