one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitores criticam excesso de propaganda eleitoral nas ruas do Distrito Federal

Imagem:

Compartilhar:

Justiça Eleitoral do DF recolhe 260 toneladas de propaganda irregular nas ruas

Criado em 04/10/14 13h18 e atualizado em 05/01/15 09h34
Por Kelly Oliveira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recolheu 260 toneladas de propaganda irregular em vias públicas. Os cavaletes, placas e cartazes só podem ficar nas vias públicas entre as 6h as 22h. Depois disso, o material deve ser recolhido pelos partidos. E depois das 22h de hoje (4), véspera das eleições, não é mais permitido manter esse material nas ruas.

Confira no Portal EBC: Direito de votação é hoje o mais amplo na história das eleições brasileiras

Também a partir desse horário, fica proibido a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som, divulgando jingles ou mensagens de candidatos. No dia das eleições, amanhã (5), só é permitido propaganda eleitoral pela internet. No rádio e na televisão, desde 48h antes até 24h depois da eleição (1º e 2º turnos), está proibida a veiculação de qualquer propaganda política. Nesse mesmo período, também estão proibidos comícios ou reuniões públicas.

O presidente do TRE-DF, desembargador Romão Cícero Oliveira, disse que enviou ofício aos presidentes de 32 partidos para que mantenham a cidade limpa no dia das eleições. “É uma falta administrativa [manter material de propaganda no horário proibido] que consiste na perda do material”, disse. Ele acrescentou que nesses casos não foi estabelecida pena, mas pode haver abertura de inquérito e resultar em pena pecuniária ou de detenção.

A propaganda eleitoral começou no dia 6 de julho, mas segundo Oliveira, mesmo antes dessa data, as equipes de fiscalização já começaram a recolher materiais das ruas de candidatos que iniciaram campanha “antes da hora”.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário