one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dia de votação no Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) em Taguatinga, Distrito Federal.

Imagem:

Compartilhar:

TRE-MG sorteia urnas para processo de votação paralela

Criado em 25/10/14 12h36 e atualizado em 05/01/15 09h09
Por Danilo Macedo - Enviado especial Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou na manhã de hoje (25) quatro seções eleitorais do estado (uma na capital e três no interior) para terem as urnas eletrônicas auditadas por meio da chamada votação paralela. O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Fernando de Vasconcelos Lins, explicou que o processo tem o objetivo de comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema eletrônico. Foram chamados para participar representantes do Ministério Público, de partidos políticos e coligações, de entidades representativas da sociedade e demais interessados.

“O processo é importante para comprovar que a urna eletrônica é isenta de fraude, não tem como ser alterada e que todos os votos realmente lançados nela são totalizados e impressos ao final da votação”, disse à Agência Brasil. As seções sorteadas hoje durante audiência na sede do TRE-MG, além de Belo Horizonte, ficam em Betim, Governador Valadares e Montes Claros, todos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Leia também outras notícias sobre as Eleições 2014 

A urnas que estariam amanhã nas seções sorteadas estão sendo buscadas agora nos locais onde estão armazenadas, por fiscais, auditores e representantes das coligações, com a escolta da Polícia Militar. Nos casos dos municípios mais afastados, foi disponibilizado um avião para o transporte. “O sistema é bastante caro, a gente dispende aeronaves para buscar as urnas, então entendemos que quatro urnas do estado, sendo de lugares diferentes, vão mostrar a lisura do processo”, destacou Lins.

As urnas recolhidas serão substituídas por outras de contingência e chegarão ainda hoje à sede do TRE-MG, onde amanhã serão submetidas ao processo de votação paralela, com gravação de todos os procedimentos e verificação dos resultados. Neste domingo, a partir das 8h, a Comissão de Votação Paralela providenciará pelo menos 500 cédulas de votação por seção eleitoral sorteada que serão preenchidas por representantes dos partidos políticos e coligações e guardadas em urnas de lona lacradas. Em seguida, os votos são inseridos na urna eletrônica. “Ao final, vamos encerrar a votação, imprimir o boletim de urna e conferir se bate com o sistema eletrônico. Até hoje não houve problema algum”, explicou.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 15,2 milhões de eleitores, ficando atrás apenas de São Paulo. Como as eleições para o governo do estado foram decididas ainda no primeiro turno, com a vitória de Fernando Pimentel (PT), os eleitores mineiros votarão apenas para a escolha do próximo presidente do país. Tanto Aécio Neves (PSDB) quanto Dilma Rousseff (PT) nasceram em Belo Horizonte, capital do estado.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário