one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário do Senado Discute a instauração de CPI da Petrobrás

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que faz o presidente do Senado Federal

Criado em 30/01/15 16h01 e atualizado em 30/01/15 18h53
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Assim como na Câmara dos Deputados, neste domingo (1º) ocorre a posse dos senadores eleitos em 2014 e a eleição dos membros da Mesa Diretora. Dois peemdebistas serão candidatos à presidência do Senado, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou na terça-feira (27) que será candidato à presidência do Senado.  O PMDB tem a prerrogativa de indicar um nome para o cargo, porque tem a maior bancada da Casa. Saiba qual é a função do presidente do órgão. 

O que faz o presidente do Senado?

Assim como acontece na Câmara dos Deputados, o presidente é o representante do Senado quando ela se pronuncia e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem. É integrante da Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Ele define a pauta de proposições que serão deliberadas em plenário. É o presidente do Senado quem preside o Congresso Nacional. 

O cargo é privativo de brasileiro nato. No Senado, apenas este cargo deve cumprir a exigência, qualquer brasileiro (nato ou naturalizado) pode ser senador da República. 

É quem define a lista dos projetos que serão votados em plenário, chamada Ordem do dia. Ele é responsável por encaminhar as conclusões das Comissões Parlamentares de Inquérito aos órgãos competentes.

Ele faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a necessidade de se decretar intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. Além disso, ele é responsável por encaminhar as conclusões das Comissões Parlamentares de Inquérito aos órgãos competentes.

Como é composto o Senado Federal?

Os senadores são representantes dos estados e do Distrito Federal no Legislativo. São os únicos agentes públicos eleitos para um mandato de 8 anos, diferentemente do deputado federal, que representa a população. Cada uma das 27 unidades federativas possui um número igual de senadores: três, que formam um total de 81 membros do Senado Federal. 

Nas eleições de 2014, os estados escolheram apenas um senador cada. No pleito de 2018, serão dois. Cada senador é eleito com dois suplentes previamente escolhidos que assumirão o mandato no lugar do titular, caso necessário.

O presidente do Senado pode assumir a Presidência da República?

Em caso de viagem ou impossibilidade de exercer o cargo, o primeiro na linha sucessória a ocupar o cargo de Presidente é o vice-presidente. Em seguida vêm o presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e o presidente do Supremo Tribunal Federal, seguido pelos demais dez ministros da corte. 

Quando e como ocorre a eleição para a Mesa da Câmara do Senado?

O Senado Federal é dirigido pela Mesa composta pelo Presidente, Primeiro e Segundo Vice-Presidentes e quatro Secretários. São indicados também, quatro suplentes de Secretários para substituir os titulares em caso de impedimento. Os senadores se reúnem, em sessão preparatória, para eleger os componentes da Mesa. A votação é secreta, por maioria de votos. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário