one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ex-representante de empresa holandesa se coloca à disposição da CPI da Petrobras

Criado em 20/05/15 18h08 e atualizado em 21/05/15 07h37
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O ex-representante da empresa holandesa SBM Offshore no Brasil, Júlio Faerman, fez contato hoje (20) com integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, colocando-se à disposição do colegiado para depor. Isso ocorreu pouco mais de uma hora depois de a CPI ter convocado os filhos de Faerman para falarem na comissão.

A informação foi repassada pelo deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS), autor do requerimento que pediu a convocação dos filhos de Faerman, Marcelo e Eline, além do sócio do lobista, Luiz Eduardo Barbosa. O pedido foi feito durante a reunião em que o presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, e Erton Medeiros Fonseca, diretor da Galvão Engenharia, foram ouvidos.

“Olhe só, senhor presidente [da CPI, Hugo Motta], para provar que a nossa decisão de convocar os filhos foi correta, às 17h01 o senhor Júlio Faerman mandou um documento dizendo que estará no Brasil em breve, mandou endereço e disse ter disponibilidade para estar aqui [na CPI]”, disse Lorenzoni.

Antes da comissão decidir pela convocação dos filhos de Faerman, o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), encaminhou ofício notificando a Polícia Federal e a Interpol pedindo a prisão preventiva do lobista e sua condução para depor no colegiado. A CPI vai solicitar também que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, determine a prisão preventiva de Faerman.

O pedido para a prisão de Faerman ocorre após a CPI ter colhido o depoimento do ex-executivo do SBM Offshore Jonathan David Taylor, em Londres. Na avaliação dos parlamentares da comissão, as declarações de Jonathan Taylor incriminam Faerman ainda mais. 

De acordo com Lorenzoni, o ex-diretor indicou Marcelo e Luiz Eduardo como operadores do esquema. Já a filha de Faerman foi convocada por ser sua secretaria e estar a par da agenda do lobista.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário