one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: TV Brasil

Compartilhar:

Ex-presidente espanhol diz que verdadeira crise do Brasil é política

Criado em 29/06/15 21h11
Por Marcelo Brandão Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ex-presidente da Espanha, Felipe González, disse hoje (29), em entrevista ao programa Brasilianas.org, que a verdadeira crise do Brasil é política e não econômica. Segundo ele, a Europa passou por crise muito pior. “Vejo o Brasil bem. Vive a crise econômica como se fosse um desafio muito sério, mas não é. Vejo a crise política mais grave que a econômica. Grave foi a crise que vivemos, a crise que vive a Grécia. Isso sim é grave.”

Para González, os partidos políticos ainda não sabem responder a era das redes sociais, "por onde a população manifesta atualmente suas opiniões sobre o governo". Segundo ele, há uma demanda de diálogo nesse espaço que os partidos não observam.

“O que se precisa é de um segmento atento às iniciativas que surgem das redes sociais, de modo a tentar dialogar e interatuar com elas, porque uma parte dessas iniciativas expressam um desejo de participação na coisa pública não canalizado através dos partidos”, acrescentou.

No programa, exibido pela TV Brasil, o ex-presidente espanhol afirmou que o único político que sabe agir nas redes sociais é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Obama colocou uma equipe de jovens contestando as iniciativas de redes sociais, por exemplo do Facebook”.

De acordo com González, a mensagem deixada pelo governo norte-americano é que “quando você consegue 10 mil seguidores de sua iniciativa, o governo se compromete a responder racionalmente”.

À frente da Espanha por mais de 13 anos, González avaliou que um governo bem-sucedido precisa ser eficiente, previsível e, portanto, inspirar confiança no mercado e em outros países. “Às vezes, um governo é previsível, mas a eficiência está em questão. Os processos e as decisões em levar adiante os projetos demoram muito. O estado tem de ser eficiente, mas a previsibilidade não depende só da vontade. É preciso que haja regras aceitáveis dentro do governo entre distintos períodos.”

Felipe González foi o terceiro presidente espanhol após o fim da ditadura de Francisco Franco, que durou 47 anos. Ele chefiou o Poder Executivo na Espanha de 1982 a 1996. Durante seu governo, a Espanha viveu um momento de expansão econômica e modernização, induzido pela adesão do país à União Europeia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário