one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Renan

Imagem: Agência Brasil

Compartilhar:

Renan elogia decisão do TCU de adiar análise das contas do governo por 30 dias

Criado em 17/06/15 16h06 e atualizado em 17/06/15 16h05
Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considerou um “avanço” a decisão do Tribunal de Constas da União (TCU) que concedeu, pela primeira vez, prazo de 30 dias para que a presidenta da República, Dilma Rousseff, apresente explicações acerca de indícios de irregularidades nas contas do governo de 2014.

“Se é a primeira vez, é um avanço consagrado que devemos comemorar. Do ponto de vista do Tribunal de Contas [da União], essa decisão consagra um avanço, mas cria, sobretudo, uma oportunidade para que as informações cobradas sejam prestadas e definitivamente se esclareça a questão”, disse Calheiros.

O senador argumentou que o país passa por um momento de “ativismo” dos Poderes e portanto considerou normal que o TCU também “viva o seu momento”. “Com certeza é o momento de ativismo dos Poderes. Não há como, na [atual] realidade nacional, que o Congresso não seja o Congresso, que a Presidência da República não seja a Presidência da República, que o Judiciário não seja o Judiciário e que Tribunal de Contas não seja Tribunal de Contas”, ressaltou.

Já o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que para comentar as contas do governo, o Congresso deve cumprir o papel constitucional de julgar os gastos, algo que não tem sido feito desde 2002. “O que precisa ser feito, até para poder emitir opinião, é o Congresso fazer o juízo das contas. Que possamos por para votar as [contas] atrasadas e ter a regularidade do tratamento. Aí sim, podemos comentar da forma legislativa qualquer eventual decisão que o Tribunal de Contas tome”.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário