one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Defesa, Jaques Wagner

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela autoriza pouso de avião da FAB com senadores brasileiros, diz ministro

Criado em 16/06/15 21h57
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi pessoalmente ao Senado na noite de hoje (16) levar ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a informação de que a Venezuela autorizou o pouso do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando senadores brasileiros ao país. Desde ontem (15) os senadores, que integram a comissão externa destinada a verificar in loco as denúncias de perseguição política a opositores do governo de Nicolás Maduro, se queixavam de o governo venezuelano não ter a autorizado o pouso.

“A Venezuela comunicou à Embaixada do Brasil, que me comunicou, que evidentemente estava autorizando o pouso do avião da FAB, e eu vim trazer a notícia para o presidente Renan e para o presidente da Comissão de Relações Exteriores”, disse Wagner.

Mais cedo, o ministro havia alegado que a Venezuela não tinha negado o pousou, apenas não respondido ainda o pedido das autoridades brasileiras. Segundo ele, os adidos militares e a embaixada brasileira no país foram acionados para entrar em contato com as autoridades venezuelanas em busca de solução para o problema.

O ministro da Defesa disse que, além do pouso, também está garantido aos senadores brasileiros a livre circulação no país. Eles poderão visitar as famílias dos políticos venezuelanos que estão presos e conversar com membros da oposição que estão em liberdade, mas não terão acesso a eles.

“Eu entendo que vai ser a mesma coisa com outras autoridades de outros países que chegaram lá. Visitam as famílias, falam com a oposição, mas não têm acesso a ninguém de governo e nem ao presídio onde estão os presos”, afirmou Wagner.

Hoje, o senador Ronaldo Caiado aproveitou a reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado para propor que o próprio ministro da Defesa e o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, fossem convocados para tratar do assunto no Senado. Além disso, o senador ameaçou apresentar projetos decreto legislativo para que os acordos bilaterais do Brasil com a Venezuela fossem suspensos em retaliação ao episódio.

Com a autorização do voo, Jaques Wagner considerou que a solução foi “a melhor possível”. Segundo ele, o documento que chegou ainda é “extraoficial”, mas o oficial deverá chegar amanhã (17). Na quinta-feira o avião da FAB estará pronto para levar os senadores à Venezuela, de acordo com o ministro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário