one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governadores do Sudeste apoiam reforma do ICMS e pedem incentivo para emprego

Criado em 14/07/15 20h51 e atualizado em 14/07/15 21h07
Por Paulo Victor Chagas Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Governadores da Região Sudeste se reuniram hoje (14) com a presidenta Dilma Rousseff e garantiram apoio ao ajuste fiscal proposto pelo governo federal. Entretanto, manifestaram preocupação com a necessidade de a economia gerar emprego e renda. Eles também afirmaram que são favoráveis à reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao projeto de lei que regulariza o dinheiro enviado irregularmente ao exterior.

Os governadores Luiz Fernando Pezão e Fernando Pimentel, e os ministros Joaquim Levy e Aloizio Mercadante falam com a imprensa após reunião no Planalto (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Na reunião de hoje com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros Joaquim Levy e Aloizio Mercadante, os governadores do Sudeste manifestaram preocupação com o desempregoFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou a “grande preocupação” com a manutenção de empregos, principalmente nos setores de construção civil, infraestrutura e logística. “Deve ser preservada a alavanca do investimento privado”, disse Alckmin após o encontro com a presidenta.

Para o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, os representantes dos quatro estados da região estão preocupados com a questão do desemprego. Segundo ele, um dos pleitos que Dilma considerou “difícil no momento” diz respeito à desoneração do PIS/Cofins das contas de água para formar fundo garantidor.

Pezão acrescentou que os governadores apoiarão a criação de dois fundos para compensar as perdas dos estados com as mudanças no ICMS, conforme determina uma medida provisória encaminhada ao Congresso nesta terça-feira.

Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, também participaram do encontro, com as presenças dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A reunião foi o desdobramento de uma conversa ocorrida há duas semanas, quando os governadores anunciaram uma pauta de reivindicações para enfrentar a crise econômica.

“Somos totalmente favoráveis à repatriação do dinheiro que tem lá fora”, disse Alckmin. Ele, Pezão, Pimentel e Hartung estão reunidos com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a quem reafirmaram apoio ao ICMS. Sobre a possibilidade de o projeto de repatriação, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), ser votado ainda nesta semana e, portanto, antes do recesso parlamentar, o governador de São Paulo informou que, “se o texto estiver bom, não há problema em aprovar.”

De acordo com Mercadante, a importância do projeto está em o Brasil receber novamente recursos “que hoje não geram um emprego no Brasil, nenhuma atividade econômica”. Ele concordou com a reivindicação dos governadores,  explicando que o governo poderá atuar em duas linhas: o oferecimento de crédito e mecanismos de garantia para concessões estaduais para projetos de Parcerias Público-privadas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário