one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Juiz recusa pedido de explicações da Câmara à ex-advogada de presos da Lava Jato

Criado em 21/08/15 21h52 e atualizado em 21/08/15 22h13
Por Mariana Tokarnia Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Justiça Federal indeferiu o pedido da Câmara dos Deputados para que advogada Beatriz Lessa da Fonseca Catta Preta explicasse declarações feitas em entrevistas ao Jornal Nacional, da Rede Globo, e ao jornal O Estado de São Paulo, quando afirmou que foi intimidada e ameaçada por integrantes da CPI da Petrobras.

De acordo com o juiz José Tarcísio Januário, da 2ª Vara Federal de Barueri, em São Paulo, a Câmara dos Deputados "não tem legitimidade para, em nome próprio, vindicar direito alheio, pelo que, eventuais deputados, incluindo o presidente da CPI da Petrobras e o próprio presidente da Câmara, caso o queiram, devem deduzir pedido em nome próprio”.

O juiz diz ainda que das declarações proferidas pela advogada não se extrai qualquer imputação de calúnia ou difamação contra o órgão legislativo. “Eventual ofensa seria, se o caso, à honra de um número certo de deputados, integrantes da CPI da Petrobras ou do presidente da Câmara”, diz a decisão proferrida pelo juiz.

Na entrevista ao Jornal Nacional no dia 30 de julho, a criminalista Beatriz Catta Preta, que defendeu nove investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, disse que abandonou os processos por se sentir ameaçada e intimidada por integrantes da CPI. Ela afirmou ainda que fechou o escritório e abandonou a carreira após receber ameaças “veladas” de membros da CPI, que, no dia 9 de julho, votaram a favor da convocação para ela depor comissão.

Na entrevista, a advogada esclareceu que a “intimidação” a ela e à família começaram depois que um dos delatores da Operação Lava Jato, Júlio Camargo, acusou, em delação premiada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de receber US$ 5 milhões em propina para viabilizar contratos com a Petrobras.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário