one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ex-presidente do BNDES nega interferência de Lula em liberações de empréstimo

Criado em 03/09/15 14h41 e atualizado em 03/09/15 15h20
Por Paula Laboissière* Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Demian Fiocca negou hoje (3) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha interferido na liberação de empréstimos da instituição de 2006 a 2007. Demian Fiocca presidiu o BNDES nesse período.

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que apura supostas irregularidades em operações da instituição, Fiocca disse que a política do banco é impessoal e republicana e que as condições para concessão de crédito são as mesmas para todo tipo de empresa.

O relator da CPI, deputado José Rocha (PR-BA), classificou de escalada insustentável o ritmo de empréstimos aprovados na gestão de Fiocca. Segundo Rocha, o BNDES desembolsou R$ 51,3 bilhões em 2006 e R$ 64,9 bilhões em 2007, valores que levaram o Tesouro Nacional a intensificar o aporte de capital no banco.

Demian Fiocca lembrou que, à época, o país enfrentava um cenário de crise econômica internacional e que o BNDES foi usado como instrumento de enfrentamento das dificuldades provenientes do período e destacou que a instituição tem volume de recursos suficientes para atuar sem o Tesouro Nacional.

Durante todo o seu depoimento, Fiocca rebateu comentários feitos pelos parlamentares que ligavam o banco à Ação Penal 470, o processo do mensalão, e às denúncias de corrupção na Petrobras. “Considero absolutamente injusto e equivocado procurar associar corrupção ao BNDES”, disse Fiocca.

*Com informações da Agência Câmara

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário