one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gilberto Carvalho participa de audiência pública na Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Gilberto Carvalho diz que Lula não deveria ser chamado para depor na Lava Jato

Criado em 30/09/15 18h43 e atualizado em 30/09/15 18h51
Por Marcelo Brandão Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Presidente do Conselho Nacional do Sesi e ex-ministro-chefe da secretaria-geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, durante entrevista (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 Gilberto Carvalho diz que a PF só deveria chamar Lula para depor "se tivesse algum indício, e não tem" (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República da presidenta Dilma Rousseff e ex-chefe de gabinete do ex-presidente Lula, Gilberto Carvalho afirma que a Polícia Federal (PF) não deveria chamar Lula para depor nas investigações da Operação Lava Jato.

Carvalho acredita que a possível ida do ex-presidente à Polícia Federal para prestar depoimento sobre corrupção é algo que deve ser tratado com “cautela”. “A questão de ouvir o Lula é mais delicada, porque isso traz uma conotação política diferenciada. Acho que [a Polícia Federal] devia ter mais cautela e chamar o Lula só se tivesse algum indício, e não tem”, disse  Carvalho em  entrevista à Agência Brasil.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF  parecer favorável à tomada de depoimento do ex-presidente como testemunha, além de Carvalho e outros integrantes do governo na época.

De acordo com Carvalho, a contribuição que ele e Lula podem dar à Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato é “quase nula”.

“Eu acho que a contribuição que nós podemos dar é quase nula, porque não tínhamos nenhuma participação nesses esquemas e o presidente Lula teve zero de participação. Eu não tenho problema nenhum em ser chamado pela Polícia Federal, como já fui outras vezes. Quando você não deve, você não teme”.

O ex-ministro, que agora é presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), também comentou a nova distribuição de ministérios feita pelo atual governo. Para ele, dar ministérios a um partido não garante fidelidade ao governo; e há necessidade de mais diálogo entre Planalto e Congresso.

“Eu não acho que nomear ministros de um ou outro partido garante por si só a estabilidade do governo. É ilusório imaginar que isso vai corresponder. Não se pode confiar num piloto automático, imaginando que concedendo mais ministérios você vai ter necessariamente o apoio daquele partido. Tem que continuar fazendo muita política, muito diálogo. Acho que isso tem faltado”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário