one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Câmara dos Deputados

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhar:

Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos

Criado em 15/10/15 18h21 e atualizado em 15/10/15 19h08
Por Luciano Nascimento Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (15) Projeto de Lei (PL) 6953/02, que cria normas de proteção e defesa do usuário dos serviços públicos federais. A proposta estabelece que os usuários desses serviços, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, terão direito à acessibilidade e cortesia no atendimento. O texto também cria um Conselho de Usuários para avaliar o serviço prestado. O projeto segue para o Senado.

As regras valem para serviços prestados por órgãos da administração pública direta e indireta, além de entidades para as quais o governo federal delegou a prestação de serviços.

De acordo com o projeto, esses órgãos terão de editar e disponibilizar um “Carta de Serviço ao Usuário”, com informações claras a respeito do serviço prestado, tempo de espera para atendimento, prazo máximo e locais para reclamação, entre outros serviços.

Pela proposta, serão criados prazos e condições para abertura de processos administrativos para apurar possíveis danos causados pelos agentes públicos.

Os deputados aprovaram um substitutivo de autoria do deputado Celso Russomano (PRB-SP). “Teremos agora um Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, de modo que o cidadão possa, de fato, ter serviços públicos de qualidade”, afirmou Russomano.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário