one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do DF corta secretarias para reduzir gastos

Criado em 13/10/15 21h53 e atualizado em 13/10/15 21h50
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou hoje (13) o corte de sete secretarias de Estado para reduzir as despesas do Executivo local. Com isso, a estrutura do governo terá 17 secretarias. Na reforma administrativa do governo, 11 secretarias serão fundidas e reduzidas a cinco. Essa é a segunda redução de pastas feita por Rollemberg este ano.

Dentre as secretarias que se fundiram estão a Casa Civil e a secretaria de Relações Institucionais. As secretarias de Educação e Esporte são outras que se tornaram apenas uma. A maior fusão ocorreu entre as secretarias de Trabalho e Empreendedorismo, de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e de Desenvolvimento Humano e Social. Ao assumir o DF, Rollemberg cortou 14 secretarias.

“Essas fusões também têm o propósito de garantir a plena recuperação da capacidade de investimento de Brasília”, disse o governador, conforme divulgado pela Agência Brasília. Ele também pretende cortar cargos em comissão, mas disse que fará a redução dessas despesas gradualmente.

“Até para evitar o colapso da máquina, vamos promover os cortes de forma paulatina e estamos estudando se o melhor a fazer é cortar os cargos ou reduzir o valor das comissões, para evitar ao máximo demissões”, completou.

De acordo com o governo, o Executivo local gastou 50,8% da receita corrente líquida com o pagamento de pessoal. O limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é 49% da receita com esse tipo de despesa.

De acordo com a equipe do atual governo, Rollemberg assumiu o DF com um rombo de R$ 6,5 bilhões nas contas. Para economizar, o governo reduziu o gasto com aluguel de carros, de imóveis, reduziu o número de cargos comissionados em 4,5 mil e devolveu 700 veículos oficiais. Com essas e outras medidas, conseguiu economizar R$ 800 milhões até agosto.

As medidas, no entanto, não foram suficientes e o governo voltou a planejar formas de ter mais dinheiro em caixa. Assim, decidiu reajustar as passagens de ônibus, o valor atual da base de cálculo do IPTU em 10% e cortou em 20% os salários do governador, do vice-governador, dos secretários e administradores regionais.

“Estamos fazendo um esforço enorme para superar a crise, cortando na própria carne, com a redução dos nossos salários, do número de servidores comissionados, de secretarias. A gente sabe que é um momento difícil”, disse o governador à época.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário