one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PPS pede que Comissão de Ética da Presidência investigue Cardozo e Adams

Criado em 08/10/15 21h04
Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O PPS entrou hoje (8) com duas representações para que a Comissão de Ética da Presidência da República apure a conduta de ministros do governo, que teriam colocado em dúvida a postura do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU).

As denúncias, protocoladas na manhã desta quinta-feira pelo líder do partido na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), se referem ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, e são decorrentes da entrevista que concederam domingo (4), anunciando o pedido de afastamento de Nardes do julgamento do processo.

A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 20, quando os integrantes da comissão devem analisar se abrem um procedimento de apuração da conduta ética sobre o assunto ou se arquivam o requerimento.

De acordo com a denúncia de Rubens Bueno, os auxiliares da presidenta Dilma Rousseff questionaram a isenção de Augusto Nardes, atitude que fere o Código de Conduta da Alta Administração Federal, que determina ser vedado à autoridade pública opinar publicamente a respeito “da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade”.

O governo, por meio do advogado-geral da União, tentou afastar o ministro Nardes da relatoria do processo. Adams entrou com pedido de arguição de suspeição de Nardes no tribunal, alegando que o ministro-relator teria antecipado seu voto à imprensa indicando a rejeição das contas de 2014 do governo federal.

O caso gerou mal-estar entre Nardes e o governo. O advogado-geral da União e o ministro da Justiça acusaram o ministro de “politizar” o processo. “Ele [Nardes] não só fala do processo como também antecipa o que vai fazer. Essa prática reiterada constrange o restante do tribunal em busca de apoio. Deixa de ser magistrado e vira político”, disse Cardozo no domingo.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário