one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Zavascki se declara impedido para julgar votação sobre Delcídio do Amaral

Criado em 25/11/15 19h46 e atualizado em 26/11/15 10h29
Por André Richter Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou hoje (25) impedido para julgar o mandado de segurança no qual senadores da oposição pretendem garantir que a votação sobre manutenção da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) seja aberta. A escolha do ministro foi feita de forma eletrônica pelo sistema eletrônico da Corte. O novo relator é o ministro Edson Fachin.

Na decisão, o ministro explicou que não pode relatar o mandado por ter autorizado a prisão do senador. "Por ter sido o prolator da ordem de prisão que deu causa à instauração da sessão prevista , dou-me por impedido", justificou.

Não há ainda consenso se a votação será aberta ou secreta. Como se trata de caso inédito no Senado, a equipe técnica da Casa não tem posicionamento definitivo sobre esse tipo de votação.O assunto também é debatido neste momento no plenário da Casa

O Regimento Interno do Senado determina que a votação seja secreta, mas uma emenda constitucional acabou com esse tipo de votação, exceto para aprovação de autoridades e eleição da Mesa Diretora.

A prisão do senador precisa ser referendada pelo Senado por causa do comando do Artigo 53 da Constuição. O texto prevê que os membros do Congresso Nacional só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável. Após a decisão, o processo no qual a prisão foi determinada deve ser remetido em 24 horas à Casa respectiva, de modo que a maioria dos parlamentares decida sobre a prisão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário