one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestações contra impeachment: acompanhe a cobertura ao vivo nesta quinta

Criado em 31/03/16 15h18 e atualizado em 31/03/16 23h02

Manifestantes contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff realizam atos em todo o país.

21h25- Milhares de manifestantes saem às ruas contra o impeachment

Manifestações a favor da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e contra o processo de impeachment aconteceram em todos os estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (31). Houve também atos em Lisboa, Argentina e em Londres.

Organizadas pela Frente Brasil Popular, as manifestações reuniram milhares de pessoas que saíram às ruas gritando palavras de ordem como “Não vai ter golpe, vai ter luta”. Representantes de movimentos sociais, de estudantes e de trabalhadores estiveram presentes aos atos.

Manifestantes realizam ato em defesa da democracia, em São Paulo
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes realizam ato em defesa da democracia, em São Paulo

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

22h29- Getúlio e JK são lembrados em ato contra impeachment em Belo Horizonte

Manifestantes que participaram hoje (31) de ato em Belo Horizonte classificaram o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff de “repetição da História”, em referência a movimentos de oposição aos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Na noite desta quinta-feira (31), músicos, políticos e líderes de movimentos sociais dividiram o palco da Praça da Estação, região central da capital mineira.

21h47- Manifestantes percorrem ruas do Recife contra o impeachment e pela democracia



Em mais um dia de mobilização contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Recife, manifestantes percorreram as ruas do centro da cidade com a mesma proporção do último ato, no dia 18 de março. Eles se reuniram na Praça do Derby e saíram em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista durante protesto convocado pela Frente Brasil Popular, organização que reúne movimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), além de partidos políticos, entre eles o PT.

 

20h52- Ato em Buenos Aires reúne 150 brasileiros e argentinos

Cerca de 150 argentinos e brasileiros marcharam nesta quinta-feira (31) pelo centro de Buenos Aires contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O ponto de encontro foi a embaixada do Brasil, onde militantes da Frente Para a Vitoria (da ex-presidenta Cristina Kirchner) entregaram uma carta de apoio a Dilma e a Luiz Ignácio Lula da Silva. Os brasileiros, que se auto convocaram pelas redes sociais, levavam cartazes e gritavam: “Não vai ter golpe”.

20h45- Passeata em Fortaleza relembra consequências do golpe militar de 1964

O aposentado Geraldo Costa, 77 anos, não caminhava junto com os manifestantes que  denunciam uma tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. De pé e sozinho na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, ele exibia uma placa que dizia: "Golpe? Basta aquele que calou a nossa voz e arrebatou os nossos direitos."

A frase da placa expressa o que ele viveu durante o período do regime militar, entre 1964 e 1985. Funcionário público e escritor, Geraldo ficou preso por 86 dias, acusado de ser subversivo e comunista.

Manifestacao em Fortaleza
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestacao em Fortaleza

Edwirges Nogueira/Agência Brasil

20h26- Chico Buarque participa de ato no Rio e diz que “não vai ter golpe”

O cantor e compositor Chico Buarque participou do Ato pela Democracia, no Largo da Carioca, no centro do Rio, e repetiu para a multidão que “não vai ter golpe”. Chico chegou ao palco por volta das 19h30 desta quinta-feira (31), sendo ovacionado por gritos de “Chico, guerreiro do povo brasileiro”.

“Eu vim aqui dar um abraço nas pessoas das mais variadas tribos, das mais variadas convicções políticas. Gente que votou no PT, gente que não gosta do PT, gente que foi do PT, que se desiludiu com o partido, gente que votou na Dilma, mas sobretudo, gente que não pode por em dúvida a integridade da presidente Dilma Rousseff", disse Chico.

 

"Gente que votou no PT, gente que não gosta do PT, gente que foi do PT e se desiludiu, gente que votou na Dilma, gente que votou na Dilma e está decepcionado com o seu governo. Gente que não pode pôr em dúvida a integridade da presidente Dilma Rousseff. [...] Não, de novo não." Confira o discurso de Chico Buarque durante manifestação, no Rio de Janeiro.

Publicado por Repórter Brasil em Quinta, 31 de março de 2016

20h19- Manifestantes contra impeachment começam a se dispersar em São Paulo

A manifestação contra o impeachment e em defesa da presidenta Dilma Roussef na Praça da Sé começou a se dispersar por volta das 20h de hoje. Desde as 16h, os manifestantes começaram a se reunir no local, onde estão quatro carros de som com bandeiras de diversas entidades, entre elas a Frente Brasil Popular, Central de Movimentos Populares (CMP) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

20h03- Pais levam filhos à Esplanada para ensinar sobre democracia

Cartazes em apoio à democracia e ao governo da presidenta Dilma Rousseff espalhados pelo chão e dezenas de crianças com as mãos e roupas sujas de tinta. Em meio a um número calculado pela Polícia Militar do Distrito Federal em 50 mil pessoas que foram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra o impeachment,  um grupo de pais aproveitou o momento para sair às ruas ao lado dos filhos, em sua maioria, menores de dez anos.

- Pais levam filhos menores de 10 anos à Esplanada dos Ministérios para ensinar o respeito à democracia e a diferentes opiniões.
Creative Commons - CC BY 3.0 - - Pais levam filhos menores de 10 anos à Esplanada dos Ministérios para ensinar o respeito à democracia e a diferentes opiniões.

Ivan Richard/Agência Brasil


19h43- Ato em Salvador protesta contra impeachment com música e gritos de ordem

Ao som de músicas como Cálice, de autoria de Chico Buarque e Gilberto Gil, e de gritos como "Não vai ter golpe", representantes de centrais sindicais, movimentos sociais e da sociedade civil fizeram hoje (31), uma caminhada no centro de Salvador contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Um trio elétrico acompanhou o percurso, onde representantes discursaram em apoio à presidenta Dilma. Uma banda em um microtrio elétrico cantou músicas de resistência à ditadura, ao som da guitarra baiana. Segundo a Polícia Militar, cerca de 12 mil pessoas estiveram no ato, ao qual se uniram manifestantes que saíram do Campo Grande, uma pequeno bairro em Salvador, momentos antes.

 Ato contra o impeachment em Salvador reuniu 12 mil pessoas, segundo a PM
Creative Commons - CC BY 3.0 - Ato contra o impeachment em Salvador reuniu 12 mil pessoas, segundo a PM

Sayonara Moreno/Agência Brasil

19h33- Povo brasileiro está mostrando o quanto valoriza a democracia, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (31) que o povo brasileiro "está mostrando o quanto valoriza a democracia". Em vídeo publicado no Twitter do Instituto Lula, ele diz que o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff não tem base legal. 

"De um lado estão aqueles que querem atropelar a democracia aprovando um impeachment sem base legal. A presidenta Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e impeachment sem base legal é golpe", disse.

18h42- Manifestantes seguem em marcha rumo ao Congresso Nacional

Manifestantes a favor do governo Dilma Rousseff saíram, no final tarde de hoje (31), em marcha do Estádio Nacional Mané Garrincha em direção ao Congresso Nacional. O ato, organizado pela Frente Brasil Popular, composta por diversas entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos. Os manifestantes levam cartazes com frases de apoio a Dilma e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra o que chamam de golpe.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participam do ato. Uma nova estimativa, no entanto, será calculada quando todos os manifestantes chegarem ao gramado em frente ao Congresso Nacional. A expectativa da corporação é que o ápice da manifestação reúna 100 mil pessoas.

 

Manifestantes realizam ato em defesa da democracia, em Brasília
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes realizam ato em defesa da democracia, em Brasília

Lula Marques/ Agência PT

17h34- São Paulo: manifestação contra impeachment ocupa Praça da Sé

Ato em defesa da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff ocupa a Praça da Sé e a rua lateral da catedral, no centro da capital paulista. Organizado pelo movimento Frente Brasil Popular, o ato foi batizado de “Em Defesa da Democracia, Golpe Nunca Mais”.

Quatro carros de som levam líderes de movimentos sociais e de sindicatos que se revezam nos discursos.

Manifestantes realizam ato pela democracia, na praça da Sé, no centro de São Paulo
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes realizam ato pela democracia, na praça da Sé, no centro de São Paulo

Paulo Pinto/ Agência PT

17h23- Manifestantes de todo o país se reúnem em Brasília em defesa de Dilma

Manifestantes de todo o Brasil se concentram, desde o início da tarde, no Estádio Nacional Mané Garrincha em um ato em defesa da democracia e contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes já deram início a uma caminhada que seguirá até o Congresso Nacional.

Entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participam do Dia da Jornada Nacional pela Democracia
Creative Commons - CC BY 3.0 - Entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participam do Dia da Jornada Nacional pela Democracia

Wilson Dias/Agência Brasil

16h44- Salvador sedia caminhada contra impeachment de Dilma Rousseff

Na praça da Piedade uma caminhada vai seguir em direção a Campo da Pólvora, atingo campo de futebol onde os manifestante vão depositar flores em homenagem aos perseguidos pela ditadura civil-militar no Brasil. A maioria das pessoas está vestida de branco, simbolizando a paz e de vermelho por se dizerem contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff e ao que chamam de golpe.

16h10- Confira vídeo da manifestação na Paraíba

Manifestantes de movimentos sociais, entidades, instituições contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff caminham em frente ao Liceu Paraibano, no centro de João Pessoa, na Paraíba. As imagens são da telespectadora Cristiane Nepomuceno, que enviou pelo WhatsApp do Repórter Brasil. Confira:

 

Manifestantes de movimentos sociais, entidades, instituições contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff caminham em frente ao Liceu Paraibano, no centro de João Pessoa, na Paraíba. As imagens são da nossa telespectadora Cristiane Nepomuceno, que enviou pelo WhatsApp do Repórter Brasil.Envie a manifestação na sua cidade: (61) 9976 6033

Publicado por Repórter Brasil em Quinta, 31 de março de 2016

Confira transmissão ao vivo e comentários:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário