one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Profissionais da saúde fazem protestos contra o Mais Médicos. Eles pedem a derrubada da Medida Provisória 621, que criou o programa, e a destinação de 10% da receita bruta da União para o setor de saúde

Imagem:

Compartilhar:

Fenam convoca paralisação nacional de uma hora em protesto contra Programa Mais Médicos

Criado em 08/10/13 14h29 e atualizado em 10/12/13 16h24
Por Aline Valcarenghi Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília - Profissionais da saúde fazem protestos contra o Mais Médicos. Eles pedem a derrubada da Medida Provisória 621, que criou o programa, e a destinação de 10% da receita bruta da União para o setor de saúde
(Valter Campanato/ABr)

Brasília – A Federação Nacional dos Médicos convocou para hoje (8) mais um dia de protestos "contra a precariedade da saúde pública e do trabalho médico" no país. A ideia é que os sindicatos regionais coordenem a suspensão parcial do atendimento no chamado Dia Nacional de Protestos.

No Ceará, o sindicato orientou os profissionais das redes pública e privada a paralisar o atendimento durante uma hora na tarde desta terça-feira. Os médicos devem usar esse intervalo para conversar com a população sobre o trabalho do médico e sobre as dificuldades que encontram no serviço público.

A Fenam sugere que seus filiados usem hoje roupas ou faixas pretas, em "alusão ao momento de luto vivido pela categoria", que já fez  muitas críticas e manifestações contra o Programa Mais Médicos, instituído pelo governo federal para levar atendimento de saúde às regiões mais carentes do país. Mais uma vez, a entidade afirma que o programa configura simulação jurídica de ensino, ao ofertar bolsa ao médico formado, em vez de salário e direitos trabalhistas. Em substituição às medidas do Mais Médicos, a Fenam propõe que o governo promova concurso público e crie uma carreira de estado para o médico.

A federação escolheu esta data para a manifestação porque ser o dia em que a Câmara dos Deputados programou a votação em plenário da Medida Provisória 621, que instituiu o programa Mais Médicos. 

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário