one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vitamina pode ser encontrada em  legumes amarelos, fígado bovino, leite, verduras e frutas

Imagem:

Compartilhar:

Para FAO, nutrição precisa deixar de ser uma escolha individual

Criado em 19/11/14 13h32 e atualizado em 19/11/14 13h27
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

Depois de 22 anos, líderes de centenas de países reúnem-se novamente na sede da agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, para discutir um tema que interessa a toda população mundial: a nutrição.

Mas o que levou a FAO e a Organização Mundial da Saúde, OMS, a realizarem a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição neste momento? Os números falam por si só: o mundo tem atualmente 805 milhões de pessoas passando fome, enquanto 500 milhões de indivíduos estão obesos.

Leia também:

Governo propõe regras a municípios do Programa de Aquisição de Alimentos

Decisões

O encontro de alto nível que começa em Roma esta quarta-feira é considerado a maior reunião global sobre nutrição no século 21. Na capital italiana, a Rádio ONU ouviu o diretor-adjunto de Parcerias da FAO.

Rolf Hackbart diz que para a agência, as decisões sobre alimentação precisam deixar de serem vistas como uma escolha individual.

"A importância dessa conferência para as pessoas diretamente é de que nós vamos reforçar que nutrição tem que ser um bem público. Muitas pessoas, ainda hoje, pensam que o que estou comendo é um problema meu. Esta conferência busca ressaltar que além de ser uma situação individual, é uma responsabilidade dos governos, da academia, do setor privado e é um bem público."

Confira áudio no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Impacto Financeiro

Segundo Rolf Hackbart a alimentação inadequada tem um custo financeiro muito alto, resultado das perdas na produção e impactos nos cuidados de saúde. O especialista da FAO cita os últimos dados, divulgados em 2013.

"A nutrição inadequada ou a má nutrição, sob todas as suas formas, custa em torno de US$ 3 trilhões ao ano o que equivale a 5% da produção mundial ou a 400 a 500 dólares por pessoa."

Na Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, serão adotados dois documentos: a Declaração de Roma sobre Nutrição e o Quadro de Ação, um conjunto com 60 medidas para solucionar as várias causas da alimentação inadequada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário