one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

75% da população mundial não tem acesso a remédios contra a dor

Criado em 04/03/15 14h30 e atualizado em 04/03/15 14h53
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

Cerca de 5,5 bilhões de pessoas têm acesso limitado ou nenhum acesso a medicamentos contra a dor, como codeína ou morfina. O número corresponde a 75% da população mundial, segundo relatório lançado esta terça-feira pelo Comitê Internacional do Controle de Narcóticos da ONU.

O documento nota que 92% da morfina disponível no mundo é consumida por apenas 17% da população mundial, que vive principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Austrália e na Nova Zelândia.

Creative Commons - CC BY 3.0 - 75% da população mundial não tem acesso a remédios contra a dor

Demanda

Segundo o comitê, tratar a discrepância na disponibilidade de narcóticos é uma obrigação dos governos prevista na Convenção Internacional do Controle de Drogas. Para isso, os países precisam garantir que a redução da demanda seja prioridade nas políticas sobre drogas, além de fornecer recursos de prevenção, tratamento e reabilitação.

O relatório mostra que desastres naturais e conflitos armados podem limitar ainda mais o acesso a medicamentos essenciais. De acordo com a lei humanitária internacional, em caso de conflito, grupos que controlam territórios têm a obrigação de permitir o acesso a remédios para os civis.

Déficit de Atenção

O aumento das novas substâncias psicoativas é outra preocupação: foram identificadas 388 novas  substâncias no ano passado, um aumento de 11% em relação a 2013.

Outro dado do relatório está relacionado ao consumo global de metilfenidato, um estimulante utilizado principalmente para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH. O uso da substância cresceu 66%, em grande parte pelo aumento dos pacientes, falta de regras de prescrição e fortes campanhas de marketing.

Somente nos Estados Unidos, 11% dos jovens entre 4 e 17 anos de idade foram diagnosticados com TDAH. Na Alemanha, o diagnóstico aumentou 42% entre crianças e adolescentes. O relatório nota ainda que os medicamentos são utilizados de forma abusiva por um número cada vez maior de adolescentes e de jovens adultos.

Maconha e Cocaína

Sobre tendências regionais de drogas, o documento destaca o aumento do tráfico ilegal na África. O leste do continente tem sido cada vez mais rota para o mercado de heroína. Já o sul da África continua sendo ponto central para o trânsito global de heroína e de cocaína.

Sobre a América do Sul, o destaque vai para o Uruguai, que  legalizou o uso da maconha, e para o cultivo da folha de coca na Bolívia, na Colômbia e no Peru. Nos três países, houve queda de um terço da produção entre 2007 e 2013.

Já a América do Norte tem o mais alto índice de mortalidade relacionada ao uso de drogas. Nos Estados Unidos, ocorrem mais mortes por overdose do que por homicídios ou por acidentes de trânsito. A maioria das overdoses é ligada ao uso de opióides.

A maconha continua sendo a droga mais disponível e traficada na América do Norte, especialmente entre os jovens. No Canadá, estudos do governo mostram que 1 entre 5 jovens de 11 a 18 anos de idade fumou maconha nos últimos 12 meses.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário