one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

OMS ensina cinco hábitos simples para evitar contaminação alimentar

Criado em 07/04/15 09h51 e atualizado em 07/04/15 10h00
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

O Dia Mundial da Saúde é celebrado esta terça-feira, 7 de abril, e neste ano, a Organização Mundial da Saúde está chamando atenção para a importância de garantir alimentos livres de contaminação. Por exemplo: bactérias, parasitas, vírus ou produtos químicos.

O tema da campanha é: "Do Campo à Mesa, Torne a Comida Segura". Segundo a OMS, por ano, são registrados 582 milhões de casos de doenças geradas por alimentos que estavam impróprios para o consumo, com 351 mil mortes associadas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - OMS ensina cinco hábitos simples para evitar contaminação alimentar

Contato

A Rádio ONU entrevistou o especialista em infecções alimentares da Organização Panamericana da Saúde, Opas. De Washington, Enrique Perez explicou que cinco atitudes muito simples podem evitar contaminações.

"Manter a limpeza da superfície de contato dos alimentos na cozinha, que deve estar limpa e desinfectada. A segunda (ação é evitar) um erro que cometemos muito nas casas, que é misturar os alimentos que estão cruz com os que já foram cozidos; fazer uma cocção completa dos alimentos; manter os alimentos em temperatura segura e sempre utilizar água segura. Essas cinco chaves são essenciais para evitar as doenças de transmissão alimentária."

Segundo o especialista da Opas, Enrique Perez, os alimentos sempre devem ser armazenados abaixo dos 5° Celsius e serem servidos, quentes, numa temperatura acima dos 60° Celsius.

Controle

O secretário-geral da ONU também divulgou uma mensagem neste Dia Mundial da Saúde. Ban Ki-moon destacou que a comida contaminada pode causar mais de 200 doenças incluindo diarreia e até câncer.

Ban avalia que mudanças na maneira como a comida é produzida, distribuída e consumida, geram resistência de bactérias e dificultam o controle desses agentes durante o comércio dos alimentos.

O chefe da ONU lembra que todos envolvidos na produção, distribuição e preparo dos alimentos têm um papel para evitar as contaminações. Ban Ki-moon pede aos governos que informem a importância da segurança alimentar aos cidadãos e para que os setores da saúde, da agricultura e do comércio trabalhem em conjunto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário