one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Asma atinge 10 milhões de brasileiros e mata até 7 pessoas por dia

Criado em 19/06/15 08h54 e atualizado em 19/06/15 08h58
Por Cotidiano/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC

Com a proximidade do inverno, as pessoas que sofrem com asma ficam com o aparelho respiratório ainda mais sensível.  De acordo com o médico pneumologista Álvaro Cruz, qualquer coisa que venha irritar o aparelho respiratório, como ar seco, ar frio, variação brusca da temperatura, resfriado e até odor forte, pode trazer sintomas que não traria a uma pessoa que não tem asma.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Asma atinge 10 milhões de brasileiros e mata até 7 pessoas por dia

A asma atinge cerca de 10 milhões pessoas em todo o País e é uma das principais causas de internamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde. A doença mata cerca de 7 pessoas por dia. "A asma é uma das doenças crônicas mais frequentes e que deveria ter mais prioridade da saúde públicas, e não deveria morrer ninguém por asma no Brasil", avalia o médico.
 
O médico ressalta que ninguém morre por asma na Suíça, nem na Finlândia, onde há bons programas para tratamento correto e as pessoas seguem as orientações. "O que ocorre no Brasil é que infelizmente os profissionais da atenção básica não estão capacitados para tratar a asma, embora haja medicação disponível e até gratuitamente", avalia.
 
Segundo o médico, a combinação de acesso limitado e um pouco de neglicência do próprio paciente são as causas do maior número de mortes por asma.
 
Acompanhe as informações do médico sobre a asma, os sintomas, tratamento, prevenção e medicação, nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação da jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário