one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Coronavirus evolui rapidamente na Coreia do Sul, diz OMS

Criado em 10/06/15 11h25 e atualizado em 10/06/15 12h05
Por Eleutério Guevane Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que evolui rapidamente a situação da Síndrome Respiratória do Médio Oriente, também conhecida por coronavírus Mers-CoV na Coreia do Sul.

A agência anunciou que investigações continuam no país onde as autoridades de saúde trabalham com uma equipa chefiada pelo diretor-geral assistente da OMS, Keiji Fukuda. O responsável disse que os esforços para controlar o surto e evitar a sua propagação estão sendo intensificados.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Coronavírus evolui rapidamente na Coreia do Sul, diz OMS

Quarentena

O coronavírus já registou nove mortes e 108 casos confirmados na Coreia do Sul, incluindo um paciente identificado na China. Agências de notícias informaram que mais de 2,3 mil pessoas foram colocadas em quarentena e 1,9 mil escolas foram encerradas.

A OMS trabalha em medidas de resposta com o Ministério da Saúde e Bem-estar e os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças desde o início do surto, considerado o maior fora do Médio Oriente.

Estratégia

A agência explicou que é fundamental fazer uma investigação completa e oportuna, especialmente para avaliar se o vírus e a sua transmissão estão mudando para garantir a aplicação da estratégia de controle mais adequada.

As provas apresentadas até agora indicam uma semelhança entre o padrão do surto na Coreia do Sul e o do Médio Oriente, revelou a OMS.

Em comunicado, publicado esta quarta-feira, o grupo de especialistas recomenda o reforço imediato de medidas de prevenção e o controle da infecção em todas as instalações de saúde do país.

Coronavírus
Creative Commons - CC BY 3.0 - Coronavírus

AJC ajcann.wordpress.com/ Flickr

Possíveis Contactos

Os pacientes com febre ou sintomas respiratórios devem ser questionados sobre os possíveis contatos com uma pessoa infectada pelo coronavirus, ou visitas a uma unidade de saúde onde um caso tenha sido tratado.

Também deve ser perguntado se o paciente teria viajado ao Médio Oriente, 14 dias antes do início dos sintomas. Se forem dadas respostas positivas, as autoridades devem considerar o caso suspeito, enquanto é confirmado o diagnóstico.

Evolução

Os especialistas recomendam também que os contatos próximos dos casos do coronavirus não viajem enquanto é controlada a evolução dos sintomas.  A outra sugestão é que seja fortemente considerada a reabertura de escolas, por estas não terem sido ligadas à transmissão em outros lugares.

A infecção foi descoberta em 2012 na Arábia Saudita. Além da Coreia do Sul, o coronavirus teve casos confirmados na China, na Malásia e nas Filipinas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário