one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exames de sangue

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe o que são superbactérias?

Criado em 12/06/15 10h20 e atualizado em 12/06/15 10h29
Por Miguelzinho Martins Fonte:Rádios EBC

Você sabe o que são superbactérias? São bactérias mais resistentes a antibióticos que limitam o arsenal terapêutico, mas não têm nada de mais agressivas. O programa Revista Brasília desta quinta-feira (11) conversou com o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Lima Rodrigues da Cunha. Ele explica que essa denomiação "Superbactérias" não existe. "O problema é que esse nome ou conceito traduz um sentimento não verdadeiro de que elas são superpoderosas, mas isto não é verdade, apenas são mais resistentes", explica.

O médico esclarece que a resistência é um mecanismo natural de sobrevivência das bactérias. O uso de antibióticos feito pela população e também na agricultura faz com que as bactérias mais sensíveis acabem morrendo e as mais resistentes acabam se desenvolvendo e cada vez elas desenvolvem mais mecanismos para escapar da ação dos antibióticos. É o que se chama pressão seletiva por uso de antibióticos.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Você sabe o que são superbactérias?

Uso indiscriminado de antibióticos

"Podemos concluir que o uso indiscriminado de antibióticos, sem prescrição médica, desde o uso na agricultura e veterinário e pela população, até o uso intra-hospitalar, porque às vezes os antibióticos são prescritos de maneira leviana e em doses equivocadas, por tempo prolongado e até para quadros virais os quais não teriam indicação de antibióticos. E isso sim é preocupante", diz o infectologista.

O médico lembra ainda que o problema das bactérias multiresistentes não é atual e nem local, e sim em nível global e chama a atenção da comunidade médica, desde países ricos a pobres, em serviços públicos ou privados de saúde, só não é uma epidemia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário