one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Lei transforma farmácias em prestadoras de assistência à saúde

Criado em 17/08/15 15h50 e atualizado em 17/08/15 16h28
Por Falando Francamente- Rádio Nacional da Amazônia Fonte:EBC Rádios

O programa Falando Francamente desta segunda- feira (17) entrevistou o assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia e coordenador técnico e científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos, Tarcísio Palhano. Ele fala sobre o impacto de lei 13.021/14 que completa um ano de aprovada, ela transformou as farmácias e drogarias em unidades de assistência farmacêutica à saúde e orientação sanitária.

Confira a entrevista no áudio abaixo:

Impacto da lei que transforma farmácias em prestadoras de assistência à saúde

Segundo Tarcísio Palhano, com a lei a farmácia deixou de ser apenas um estabelecimento comercial e passa também a ser um estabelecimento de saúde. O assessor explica que as pessoas precisam aprender a entrar numa farmácia e buscar não somente a medicação, mas a orientação e os serviços prestados pelo farmacêutico.
 
Durante a entrevista ele diz que ainda é cedo para mensurar o ganho da população, em apenas um ano de vigência da norma, para ele, é preciso esperar um pouco mais.
 
O coordenador técnico e científico conta que a farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde, porque a pessoa procura primeiro a farmácia quando ocorre algum problema de saúde. Ele comenta que isso é bom, se esse primeiro acesso for utilizado de forma correta. O assessor esclarece que mesmo com a receita, muitas vezes, a pessoa pode não usar o medicamento de maneira correta, ignorando horário, misturando remédios, e isso faz toda a diferença.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário