one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exame indiscriminado para diagnóstico de câncer de próstata divide opiniões

Criado em 27/11/15 09h23 e atualizado em 27/11/15 09h58
Por Tarde Nacional - Brasília Fonte:Rádios EBC

A Rede das Rádios EBC aborda a campanha que chama a atenção para o câncer de próstata. Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades neste mês, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens.

Para falar sobre o assunto, o programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional de Brasília, formou uma rede com as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia e ouviu o médico oncologista Marcos Santos, chefe do Serviço de Rádio-Oncologia do Hospital Universitário de Brasília.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Exame indiscriminado para diagnóstico de câncer de próstata divide opiniões

O médico analisa que as sociedades de urologia brasileira, europeia e norte-americana seguem recomendando que os homens, com mais de 40 anos, mesmo sem sintomas, façam o exame de sangue, chamado PSA, e consultem o urologista para o toque retal. No entanto, essas mesmas sociedades médicas opinam que fazer os exames em homens assintomáticos não resultou no aumento da taxa de cura que se esperava, quando se começou a fazer esses exames em anos atrás.

Os médicos, então, acabam fazendo diagnósticos precoces em alguns casos, mas acabam, infelizmente, achando tumores indolentes que não trariam nenhum problema para o paciente, mas gerando ansiedade, angústia e necessidade de se submeter a um tratamento que, se ele não soubesse que tem a doença, isto provavelmente não traria problema para ele. Portanto, fazer o exame indiscriminadamente em todos os homens provavelmente não se reverte em uma melhor taxa de cura.

Por isto, o segredo, alerta o médico, é ter uma conversa mais próxima com o médico e saber se este exame está indicado ou não. O médico Marcos Santos diz que o que mais cura o câncer é a informação.

Acompanhe a entrevista sobre a campanha Novembro Azul e o câncer de próstata nesta rede das Rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário